Notícias

Exibindo 1 a 10 de 550
Resenha do livro "The Entangled Labor Histories of Brazil and the United States"

Confira aqui a resenha de Yuri Gama (University of Massachusetts, Amherst) publicada pela H-LatAm (March, 2024) referente à coletânea The Entangled Labor Histories of Brazil and the United States, editada por Fernando Teixeira da Silva; Alexandre Fortes; Thomas D. Rogers & Gillian McGillivray.

Thompson 100 anos Dossiê Thompson 100 anos

No dia 3 de fevereiro de 2024, um dos maiores historiadores do século XX, o britânico Edward Palmer Thompson faria 100 anos. Sua obra tem tido um enorme impacto na história social e nos debates historiográficos e políticos desde os anos 1960. O portal do Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (LEHMT), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, celebra o centenário de Thompson lançando o “Dossiê Thompson 100 anos”.

Organizado por Paulo Fontes, o dossiê reúne 20 artigos inéditos e exclusivos, de 21 autores/as de diferentes gerações, interesses temáticos, abordagens teóricas e 13 nacionalidades dos 5 continentes (África do Sul, Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Índia, Itália, Nova Zelândia, Reino Unido e Turquia). São artigos curtos, que tratam do impacto e da relevância da obra de...

Livre acesso ao livro "Lutas vigiadas", de Richard de Oliveira Martins

O livro Lutas vigiadas. Militância operária, retaliação patronal e repressão no vale do paraíba (1979-1994), de Richard de Oliveira Martins está disponível gratuitamente na página do Cecult.
Acesse: https://www.cecult.ifch.unicamp.br/pf-cecult/public-files/publicacoes/11413/lutas_vigiadas_richard_martins.pdf.

Richard de Oliveira Martins é historiador, mestre em Ciência Política e doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas. Interessado nas formas de militância, resistência e organização política das classes trabalhadoras na história contemporânea, atua junto à Rede Processos Repressivos, Empresas, Trabalhadores/as e Sindicatos na...

capa - na luta por direitos Na luta por direitos. Estudos recentes em história social do trabalho.

Publicada originalmente em 1999 e organizada por Alexandre Fortes, Antonio Luigi Negro, Fernando Teixeira da Silva, Hélio da Costa e Paulo Fontes, a coletânea “Na luta por direitos. Estudos recentes em história social do trabalho” ganha nova edição, integrando a coleção “Sebo Eletrônico”.

A obra contém cinco ensaios e uma entrevista com Daniel James e John French, que aborda diversos temas da produção historiográfica sobre a América Latina. Os artigos focalizam as experiências dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo e de Porto Alegre, dos portuários de Santos, dos trabalhadores do setor químico no subúrbio paulistano e dos operários da cidade de São Paulo, desde a década de 1930 até o golpe civil-militar de 1964. Contrapondo-se às explicações tradicionais sobre o lugar dos trabalhadores e do movimento operário na sociedade e na política brasileiras,...

Consórcio Universitário de Estudos Afro-Latino-Americanos abre chamada para bolsas de pós-doutorado

"O Consórcio Universitário de Estudos Afro-Latino-Americanos  abre inscrições para seis estadias de pós-doutorado no âmbito da Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024). O objetivo do Consórcio é institucionalizar o campo acadêmico focado nas experiências de pessoas de ascendência africana e formar uma nova geração de educadores/pesquisadores para gerar uma mudança cultural anti-racista em direção à equidade e à inclusão. Esta convocatória busca promover a circulação de conhecimento e o diálogo acadêmico entre as diferentes regiões das Américas."

Instituições Consorciadas:

AFRO Núcleo Pesquisa e Formação Raça, Gênero, Justiça Racial, CEBRAP (Brasil).
Centro de Estudos Afrodiaspóricos (CEAF), Universidade ICESI (Colômbia).
Grupo de Estudos Afro-Latino-Americanos (GEALA), Universidade de Buenos Aires (Argentina).
Afrodescendentes e Diversidade Cultural, INAH/UNAM (México).
Centro de Estudos Latino-Americanos (CLAS), Universidade de...

Confira a matéria do Jornal da Unicamp sobre a tese de doutorado de Lucas Porto Marchesini Torres
registro de enfermos Premiada monografia sobre trabalhadoras negras em Campinas na segunda metade do século XIX

A monografia "Nem sempre escravas: trabalhadoras negras em Campinas e região no século XIX (1876-1882)", de Taina Aparecida Silva Santos, recebeu menção honrosa no XXX Concurso Fausto Castilho de Monografias do IFCH/UNICAMP - 2022. O trabalho, orientado pela professora Lucilene Reginaldo, se debruçou sobre as trabalhadoras negras livres e libertas na cidade de Campinas, suas profissões e ocupações.

A pesquisa foi desenvolvida a partir dos registros de matrícula dos enfermos do hospital de caridade da Santa Casa de Misericórdia, uma documentação pouco utilizada para as pesquisas sobre o tema. Com base na sistematização e análise dessas fontes, Taina reconstituiu aspectos importantes do mercado de trabalho urbano, das experiências de mulheres negras e, também, fez comparações utilizando o quesito raça/cor por meio das quais identificou tendências de...

capa Ladrões da república: corrupção, moral e cobiça no Brasil, séculos XVI a XVIII

O que se entendia por corrupção no Brasil entre os séculos XVI e XVIII? Seria o enriquecimento das autoridades, à custa de cargos e ofícios, uma prática largamente condenada pela sociedade? Ou, ao contrário, não passariam de condutas comuns e corriqueiras, aceitas por todos? Essas e outras perguntas são respondidas pela historiadora Adriana Romeiro, em seu mais novo livro, Ladrões da república:  corrupção, moral e cobiça no Brasil, séculos XVI a XVIII (Belo Horizonte:  Fino Traço, 2023), que acaba de ser lançado. A autora mergulha nas profundezas da cultura política ibérica da Época Moderna para investigar como, então, eram concebidas as relações entre poder, dinheiro e corrupção. É a partir desse fio condutor que ela percorre noções como o bom governo e o bem comum e, ao mesmo tempo, desvenda as práticas clandestinas que se infiltraram pela sociedade colonial.

 

...

Escravos e rebeldes - capa Escravos e rebeldes nos tribunais do Império.

Mais um livro da coleção Sebo Eletrônico está no ar! Trata-se de Escravos e rebeldes nos tribunais do Império. Uma história social da lei de 10 de junho de 1835, de Ricardo Pirola.

Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa, o livro foi publicado originalmente em 2015 e examina o processo de criação e aplicação da lei de 10 de junho de 1835. Conhecida como a mais severa lei de repressão da rebeldia dos escravizados no período Imperial, sua história é contada a partir de uma gama variada de fontes, a exemplo dos processos-crime, anais do Parlamento, correspondência ministerial e pedidos de graça dirigidos ao monarca. A aprovação da lei em 1835 e as discussões que ela suscitou, ao longo do século XIX, nos tribunais de primeira instância, nas Relações ou na alta burocracia são cuidadosamente escrutinadas, revelando os sentidos...

Férias

Em razão de férias da secretária, o Cecult estará fechado durante o período de 29 de janeiro a 27 de fevereiro de 2024. 

Em caso de consulta, entrar em contato com cecult@unicamp.br

Páginas