Coleção Várias Histórias

Logo Varias Histórias

A Coleção Várias Histórias, editada pela Editora da Unicamp, divulga pesquisas recentes sobre as práticas, tradições, conflitos e identidades de diferentes sujeitos e grupos sociais, abordados na perspectiva da história social e da cultura. Os livros são o resultado de trabalhos individuais e coletivos vinculados a projetos desenvolvidos no Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult). Desde que foi criada, em 1999, a coleção publicou 47 títulos, 37 dos quais são frutos de trabalhos de mestrado e doutorado orientados pelos docentes vinculados ao Centro e aprovados por comissões externas de pareceristas. Os demais nove títulos constituem coletâneas sobre temáticas específicas, contando com textos inéditos e previamente debatidos em seminários organizados pelo Cecult. 
Os livros tratam, entre outros, de assuntos relacionados a escravidão, movimentos sociais urbanos e rurais, literatura, arte, meios de comunicação de massa, legislação e direitos sociais, cidadania, com abordagens de raça, gênero e classe.

Último lançamento:

 

África, margens e oceanos: perspectivas de história social. Organização de Lucilene Reginaldo e Roquinaldo Ferreira.

Desde meados dos anos 2000, a produção africanista brasileira vem destacando-se no cenário internacional por suas contribuições originais. Este livro apresenta alguns desses aportes, tais como a ênfase na história social e o protagonismo de atores africanos. Ao mesmo tempo, destaca as referências intelectuais e os contornos sociais que demarcam a produção sobre história da África no Brasil, evidenciando a relevância dos estudos sobre o tráfico, o interesse pelas experiências dos escravizados e as demandas dos movimentos negros na sua constituição. Coloca em relevo também os diálogos estabelecidos com a historiografia africanista estrangeira, seja ela produzida em centros de pesquisa norte-americanos, europeus ou africanos.  Além disso, explora os limites e alarga os horizontes das pesquisas realizadas no Brasil, chamando atenção para temas e cenários ainda pouco explorados, notadamente as conexões do Índico com a África, as Américas e a Ásia. Por fim, mas não menos importante, aborda questões relativas ao ensino de história da África, enfatizando sua relação com os estudos acadêmicos e com as políticas públicas de combate ao racismo no Brasil.

Veja os demais títulos da coleção aqui.