Chamada de trabalhos para Seminário Internacional "A diáspora dos povos Mina: dinâmicas identitárias, linguísticas e culturais"

Criado em: 08/03/2019 - 16:10

Local: Fundação Casa de Rui Barbosa, Rio de Janeiro

Data: 10, 11 e 12 de junho de 2019

OBJETIVOS: O evento visa discutir as conexões históricas entre o Brasil e o Golfo do Benim (Costa da Mina) através do estudo da experiência dos povos genericamente conhecidos no mundo Atlântico como de “nação Mina”. Apostamos em abordagens que partam de diferentes campos de estudo, tais como História, Antropologia, Sociologia, Linguística, assim como abordagens interdisciplinares, em especial a Linguística Histórica e a Antropologia Histórica. Tais perspectivam têm o potencial de desvendar dimensões da diáspora africana ainda pouco exploradas.

SELEÇÃO:Serão escolhidas cerca de 10 propostas de comunicação, tendo como critério de avaliação a consistência teórico-metodológica e a aderência aos objetivos do simpósio. O comitê organizador buscará garantir também que o resultado final incorpore tanto jovens pesquisadores como especialistas consolidados, garantindo a diversidade temática das discussões a partir dos eixos apresentados abaixo:

Memória histórica e tendências da historiografia contemporânea
A categoria Mina nos registros históricos: problemas teóricos e metodológicos
História da Costa da Mina
Identidades e marcadores de pertencimento e procedência
Resistências, sociabilidades e linguagens
Estudos demográficos e econômicos sobre o tráfico
Dimensões da religiosidade

NORMAS PARA SUMBISSÃO:  Deve ser enviado um resumo expandido (máximo 1000 palavras) com detalhamento dos objetivos; metodologia; diálogos teóricos e principais resultados. As propostas devem conter uma súmula curricular de uma página, com titulação, vínculo institucional, resumo da atuação profissional e, quando houver, publicações relacionadas ao simpósio. O resumo expandido e a súmula curricular farão parte de um único arquivo em word ou pdf a ser enviado para simposiomina@gmail.com

Os proponentes podem ser mestres, doutorandos ou doutores.

Prazo para envio das propostas: 22/03/2019

Resultado da seleção: 18/04/2019

Inscrição: Os trabalhos aceitos pagarão a inscrição de 50,00 reais. Informações sobre o pagamento serão enviadas posteriormente.

PROGRAMAÇÃO:O simpósio terá como estrutura básica cerca de 10 painéis a serem compostos por comunicações individuais e uma sessão de encerramento. O formato do encontro será o de um workshop, reunindo todos os simposiastas em um mesmo auditório (não haverá mesas simultâneas). Apresentarão trabalhos os participantes do comitê organizador, parte do comitê científico e os pesquisadores selecionados.

As discussões serão feitas em português, mas poderá haver apresentações em espanhol, francês e inglês. Não haverá serviço de tradução simultânea. O evento será aberto ao público, mediante inscrição gratuita.

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Ivana Stolze Lima (FCRB)
Aldair Carlos Rodrigues (Unicamp)
Mariza de Carvalho Soares (UFF)
Juliana Barreto Farias (UNILAB)

 

COMITÊ CIENTÍFICO:

Profa. Dra. Mariza de Carvalho Soares (UFF)
Prof. Dr. Roquinaldo Ferreira (University of Pennsylvania)
Prof.a Dra. Lisa Earl Castillo (UFBA)
Prof. Dr. Alexandre Vieira Ribeiro (UFF) In memoriam
Profa. Dra. Ivana Stolze Lima (FCRB)
Prof. Dr. Aldair Carlos Rodrigues (Unicamp)
Profa. Dra. Juliana Barreto Farias (UNILAB)
Prof. Dr. Nicolau Parés (UFBA)

Entidades financiadoras: CNPq, FCRB, Unicamp, Unilab.

Mais informações no site do evento