Concurso aberto para bolsa na Fundação Casa de Rui Barbosa

Criado em: 20/08/2019 - 14:58 | Alterado em: 20/08/2019 - 15:02

A Fundação Casa de Rui Barbosa está com um concurso aberto para uma bolsa em que o pesquisador desenvolva um projeto de autoria própria.

Esta bolsa se destina a candidatos com título de mestre que pretendam desenvolver um projeto de pesquisa, em diálogo com trabalhos desenvolvidos na FCRB em torno de uma história social da língua. Os diferentes acervos da FCRB contêm itens como registros de línguas específicas, proposições críticas ou teóricas, manifestos, dicionários, gramáticas e outros instrumentos linguísticos, obras e documentos literários, periódicos, debates parlamentares e políticos, legislação, dentre outros. O objeto de investigação deverá contemplar parte do acervo da Casa Rui.

O projeto de pesquisa, de máximo 25 páginas, deverá conter: apresentação da proposta; objetivos; quadro teórico; metodologia; cronograma de doze meses, referências bibliográficas e documentais.

O candidato deverá demonstrar interesse e capacidade na transformação do seu relatório final em artigo científico a ser submetido a publicação especializada e apresentado em eventos acadêmicos pertinentes.

Além disso, o candidato deverá ter disponibilidade para realizar atividades presenciais periódicas na FCRB, como apresentação do projeto e seu desenvolvimento, participação em seminários e discussões, realização de consultas ao acervo.

- 1 bolsa para mestre (P3) em Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes ou Ciências Sociais Aplicadas.

Supervisoras: Ivana Stolze Lima e Laura do Carmo 

Cronograma do concurso:
a)  Abertura do edital: 12 de agosto de 2019

b)  Inscrição: até 12 de setembro de 2019, inclusive (data de postagem)

c) Divulgação do resultado da homologação das candidaturas: até 18 de setembro de 2019.

d) Seleção e divulgação dos candidatos selecionados para a entrevista: até 23 de setembro de 2019.

e) Entrevistas: de 25 de setembro a 4 de outubro de 2019. f) Divulgação dos resultados: até 7 de outubro de 2019.
g) Prazo para recurso: 8 e 9 de outubro de 2019.
h) Divulgação do resultado final: até 10 de outubro de 2019.

i) Início previsto das atividades dos bolsistas: 15 de outubro de 2019, ou de acordo com o cronograma de execução do respectivo projeto. 

Para acessar o edital, clique aqui.