Crítica à razão dualista: o legislado e o negociado

Criado em: 06/12/2020 - 14:17 | Alterado em: 06/12/2020 - 14:29
Conferência

No dia 3 de dezembro Fernando Teixeira da Silva proferiu a conferência de encerramento do IX Seminário do LAHM/UFPE - Historiografia: rastros e vestígios documentais dos (as) Trabalhadores (as), promovido pelo Laboratório de História e Memória da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6a. Região.

Adotando uma perspectiva histórica, o professor criticou as abordagens dualistas que opõem os modelos legislados e negociados ao tratarem das relações de trabalho. Via de regra, eles são apresentados pela produção acadêmica e jurídica como sistemas diametralmente opostos: de um lado o "corporativismo", que definiria o modelo brasileiro, supostamente tributário do fascismo italiano, e de outro o "contratualismo", que representaria o modelo anglo-saxão e as tradições liberais-democráticas. Com base em comparações internacionais e no estudo da circulação de ideias e experiências de outros países no campo do Direito do Trabalho, a conferência buscou mostrar como tais dicotomias simplificadoras foram historicamente construídas em termos políticos, jurídicos e acadêmicos.

Acesse aqui o vídeo com a íntegra da conferência "Crítica à razão dualista: o legislado e o negociado", que contou com a mediação do professor Pablo Porfirio (UFPE).