Disponíveis duas bolsas SAE em projetos de conservação de acervos de Clubes Negros do interior de São Paulo

Criado em: 02/08/2019 - 22:51 | Alterado em: 02/08/2019 - 23:00
SB13M

Estão disponíveis duas Bolsas SAE-BAS (Bolsa Auxílio-Social) com vigência para o período de agosto de 2019 a fevereiro de 2020, para os seguintes Projetos:

a) PROCESSAMENTO DOCUMENTAL DOS ACERVOS DIGITALIZADOS DOS CLUBES NEGROS DO INTERIOR DE SÃO PAULO (uma bolsa)

O objetivo desse projeto é realizar a reprodução digital bem como o processamento documental das fontes sob a guarda dos clubes negros do interior de São Paulo e dos antigos associados e familiares, de modo a criar os instrumentos de pesquisa para que os registros possam ser disponibilizados para consulta pública. A digitalização desse acervo permitirá sua preservação e disponibilização, elementos importantes tanto para os próprios clubes quanto para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. Certamente, o tratamento documental adequado, mediante a produção de instrumentos de pesquisa, permitirá que estes preciosos acervos sejam de fato acessíveis aos interessados pelo tema.
Prof. Responsável: Lucilene Reginaldo (luregi@unicamp.br)

b) HIGIENIZAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE ACERVOS DOCUMENTAIS DE CLUBES NEGROS DO INTERIOR DE SÃO PAULO (uma bolsa)

O projeto visa a conservação de documentos que estão sob a guarda de clubes negros sediados no interior do Estado de São Paulo, de seus antigos associados e/ou seus familiares, que serão digitalizados e/ou depositados no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL-UNICAMP). O objetivo principal é realizar a higienização dos suportes documentais, a fim de prepará-los para o processo de digitalização, garantindo a preservação dos mesmos registros.  A reprodução digital desses acervos permitirá não apenas sua preservação, mas também disponibilizá-los para diversos pesquisadores, elemento importante tanto para os próprios clubes quanto para o desenvolvimento das pesquisas pretendidas. No decorrer dos trabalhos, a divisão das tarefas entre os bolsistas levará em conta as condições específicas de cada acervo, bem como o conjunto do trabalho a ser realizado nas dependências do AEL.
Prof. Responsável: Silvia Hunold Lara (shlara@unicamp.br)

Local de trabalho: AEL-IFCH

Observação: As vagas somente podem ser preenchidas por alunas/os de graduação já contempladas/os com bolsa SAE 2019. Os interessados podem entrar em contato com os professores responsáveis pelos projetos ou se inscreverem diretamente na página do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante - https://www.sae.unicamp.br/sig/).