As interfaces entre o humor e política em crônicas de Machado de Assis

Criado em: 04/08/2017 - 16:53 | Alterado em: 20/08/2017 - 23:48

Em As máscaras de Lélio -  Política e humor nas crônicas de Machado de Assis (1883-1886) a historiadora Ana Flávia Cernic Ramos analisa as crônicas publicadas pelo escritor na Gazeta de Notícias.

Adotando o pseudônimo Lélio, Machado de Assis escreveu 125 crônicas para a série humorística Balas de Estalo, publicada pelo jornal carioca, na qual mais de uma dezena de cronistas revezavam-se, adotando pseudônimos. para comentar o cotidiano da política imperial, em um exercício que chamavam de "balística inofensiva e doce". Para eles, o humor era o meio pelo qual tentavam dar sentido a um contexto de grandes mudanças políticas, sociais e culturais típicas dos 1880.

No livro a historiadora analisa as crônicas assinadas por Lélio, colocando-as em interlocução com notícias de jornal, debates parlamentares e polêmicas literárias. Dessa maneira, pretende compreender como o literato, em meio à indeterminação histórica, construiu um “personagem-narrador” para esses textos e como usou a literatura para discutir política, ciência e escravidão.

O livro integra a coleção Várias Histórias, organizada pelo Cecult e publicada pela Editora da Unicamp. Saiba mais aqui