"Moçambique: independência e nação no acervo do AEL"

Criado em: 26/08/2019 - 11:02 | Alterado em: 26/08/2019 - 11:10

Dia 09 de setembro de 2019

Das 17h às 20h

Auditório Fausto Castilho - IFCH - Unicamp

A exposição "Moçambique: independência e nação no acervo do AEL" teve como objetivo promover a divulgação, a partir de uma possibilidade de interpretação, das fontes sobre a História contemporânea de Moçambique sob a guarda do Arquivo Edgard Leuenroth (AEL). As fotografias, cartazes, livros e textos ocuparam espaços públicos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), como os saguões de entrada do AEL e da Biblioteca Octávio Ianni, localizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCH), entre os meses de março e setembro de 2019.
No presente seminário pretende-se realizar um balanço sobre os trabalhos e resultados obtidos com a promoção da exposição, sobretudo a partir de uma perspectiva que avalia a importância dos arquivos como espaços possíveis de promoção do ensino de História e de um conhecimento descolonizado. Também serão apresentadas comunicações sobre a História contemporânea de Moçambique a partir das pesquisas de investigadoras e investigadores que desenvolvem suas atividades na UNICAMP.

Programação:
Mesa 1: Arquivo, História e Ensino (17h - 18:30h)
Lucilene Reginaldo (abertura)
Marina Rebelo e Maria Dutra de Lima: O AEL, divulgação científica e seus fundos sobre a História da África.
Matheus Serva Pereira: “História da África e o seu ensino no Brasil: desafios e propostas a partir das fontes sobre a independência de Moçambique localizadas no AEL”.

Mesa 2: Moçambique e a Unicamp: passados, presentes e futuros (18:30h - 20h)
Catarina Casimiro Trindade: "Mãe, Mulher, a Revolução és tu!": a participação das mulheres na Luta Armada de Libertação Nacional (LALN) em Moçambique.
Fernanda Gallo: (Re)pensando a independência moçambicana através da literatura.
Omar Ribeiro Thomas

Organização: Matheus Serva Pereira (UNICAMP - ICS); Lucilene Reginaldo
Promoção: CECULT; AEL; Biblioteca Octávio Ianni (IFCH)
Apoio: FAPESP; FAEPEX