Plano emergencial de atividades didáticas não-presenciais

Criado em: 18/03/2020 - 23:00 | Alterado em: 18/03/2020 - 23:13
videoconferencia

Mensagem da Direção do IFCH, em 180382020, 18:05h

Caros(as) colegas,

A Direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp) realizou hoje uma videoconferência com a presença de coordenadores(as) de Graduação da Filosofia, História e Ciências Sociais e o coordenador-geral da Pós-Graduação para discutir a respeito de um plano emergencial de atividades didáticas não-presenciais, de acordo com a GR 25/2020 de 16 mar. 2020. Estabeleceu-se um consenso entre presentes a respeito da importância de elaborarmos um plano comum para o Instituto, que preserve nosso engajamento didático-pedagógico e minimize perdas. Vamos fazer isso levando em consideração a diversidade de disciplinas, de acesso a recursos computacionais e de conhecimento das ferramentas disponíveis. Estamos conscientes de que as medidas adotadas deverão contemplar as diferentes situações. É importante termos em mente que não estamos em condições de normalidade e não podemos prever o desenvolvimento futuro do semestre. É necessário agir, mas fazê-lo de modo prudente, reavaliando permanentemente as medidas adotadas.

No momento estamos trabalhando em diferentes frentes, recolhendo as informações necessárias sobre as disciplinas, docentes e estudantes matriculados(as), construindo uma tipologia das disciplinas a partir das necessidades de cada grupo delas e analisando as ferramentas disponíveis. O volume de dados é enorme. Temos 79 disciplinas com mais de dez estudantes na graduação e 81 disciplinas com mais de três estudantes nos cursos de pós-graduação, a estas somam-se as de serviço e de orientação. Esse trabalho está sendo feito com a participação ativa de coordenadores(as) de Graduação e Pós-Graduação, os quais tem recolhido as preocupações dos(as) docentes do Instituto e ponderado a respeito. No dia 25 de março essa equipe terá um plano em mãos e o divulgará para toda a comunidade. Até lá pedimos paciência e colaboração.
Em breve será enviado um formulário de avaliação das necessidades e possibilidades para cada disciplina. Solicitamos aos(às) docentes que o respondam imediatamente. Dele depende o sucesso de nossas iniciativas.

Saudações acadêmicas

A Direção do IFCH-Unicamp