Pré-seleção para duas bolsas em projeto sobre o trabalho livre no Brasil

Criado em: 08/03/2018 - 18:56 | Alterado em: 09/03/2018 - 09:32
livros

Os professores Fernando Teixeira da Silva e Silvia Hunold Lara estão abrindo processo de seleção de dois alunos de graduação do IFCH interessados em pleitear uma bolsa PIBIC (cota 2018-2019) para participar do desenvolvimento da base de dados intitulada "Legislação: Trabalhadores e Trabalho em Portugal, Brasil e África Colonial Portuguesa" (http://www.ifch.unicamp.br/cecult/lex/web/).

Descrição das atividades:

O bolsista trabalhará diretamente na alimentação da base de dados, processando a legislação sobre o trabalho livre nos períodos 1930-1963 e 1964-1988 (consultando, em especial a Coleção de Leis do Brasil – Poder Executivo e Poder Legislativo). Paralelamente à coleta e referenciação das informações sobre os textos legais, pretende-se que o estudante produza um ensaio analítico sobre tema de sua escolha, utilizando os documentos consultados e a bibliografia específica sobre a temática selecionada.

Requisitos para inscrição:

• Ser preferencialmente aluno regular de graduação em História da Unicamp.
  • Apresentar uma carta explicando seu interesse pela bolsa.
  • Apresentar um histórico escolar atualizado.
  • Apresentar um trabalho escrito de sua escolha, elaborado para uma das disciplinas do curso de graduação.
  • Ter disponibilidade para dedicar 12 horas semanais ao trabalho, em período diurno.

Etapas e cronograma do processo de seleção:

• Inscrições: de 09 a 25 de março de 2018, mediante envio da documentação exigida para o e-mail: cecult@unicamp.br
  • Pré-seleção: será realizada pela avaliação preliminar do material apresentado no ato da inscrição. O resultado será divulgado por e-mail aos inscritos no dia 26 de março, a partir das 17:00 horas.
  • Entrevistas: os estudantes pré-selecionados serão entrevistados no dia 28 de março, terça-feira, na sala de reuniões do Cecult, a partir das 14hs. Os horários das entrevistas serão divulgados junto ao resultado da pré-seleção.

Resultado final:

O resultado será divulgado também por e-mail, a partir das 14 horas do dia 29 de março. Os selecionados irão pleitear uma bolsa Pibic. Entre 28 de março e 24 de abril os estudantes aprovados desenvolverão com o professor Fernando Teixeira da Silva o projeto a ser encaminhado para o processo seletivo do PIBIC. Se a bolsa for aprovada, o início das atividades está previsto para 1º de agosto de 2018.