A República e as instituições da medicina mental

Criado em: 23/08/2022 - 11:03 | Alterado em: 10/10/2022 - 16:55
selo

 

Os dois primeiros títulos que inauguram a coleção Sebo Eletrônico são de Maria Clementina Pereira Cunha, professora aposentada do Departamento de História e ligada ao CECULT desde suas origens. Eles tratam da implantação e consolidação das instituições médicas de tratamento de doenças mentais no Brasil a partir do final do século XIX. Baseados em uma extensa pesquisa sobre o hospício do Juquery, em São Paulo, os livros discutem a relação entre a consolidação desses espaços médicos e a implantação do regime republicano a partir da última década do oitocentos.

espelho capa

O primeiro é O Espelho do Mundo, publicado em 1986, que focaliza a história do Juquery, dos alienistas que o conceberam e, especialmente, dos diferentes homens e mulheres que ali viveram, na condição de internos. Utilizando registros administrativos, textos científicos e prontuários clínicos produzidos por médicos e psiquiatras, o livro analisa a experiência dos internos e os mecanismos da sociedade desigual e discriminatória que os conduziu ao asilamento.

 

cidadelas capa

O segundo, Cidadelas da ordem & outros escritos, reúne um pequeno livro de 1990, dois artigos publicados em 1998 e 2003, e um texto inédito de 1989. Todos se debruçam sobre os desdobramentos políticos do tratamento médico da loucura no período republicano.

 

 

A edição digital das duas obras facilita o acesso dos interessados no tema e retoma o necessário debate sobre os perigos da medicalização da loucura. Elas servem de alerta nesse momento tenebroso da vida do país, no qual todos os avanços obtidos na área da saúde mental nos últimos 20 ou 30 anos vêm sendo sistematicamente desmontados pelos atuais gabinetes de Brasília.

Serviço:
Clique nos títulos abaixo para obter os livros, gratuitamente:
O espelho do mundo. Juquery, a história de um asilo.
Cidadelas da ordem & outros escritos.

Veja aqui um depoimento da autora sobre os dois livros.
Veja aqui um depoimento da coordenadora do Sebo Eletrônico sobre a coleção.