Viajantes no Brasil

O Banco de Dados Viajantes no Brasil, séculos XVIII e XIX, coordenado por Silvia Hunold Lara, sistematiza informações sobre os relatos feitos por viajantes estrangeiros que passaram pelo Brasil - em especial o Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Bahia - entre os séculos XVIII e XIX. Seu objetivo principal é produzir um instrumento de referência das obras publicadas, colocando à disposição do pesquisador um guia para a consulta dessas obras. Cada viajante e obra compõem uma referência de pesquisa, que pode ser acessada por meio de um índice de lugares visitados, período de permanência ou ênfases temáticas utilizadas em suas descrições. A coleta de informações prioriza as descrições de viagem que descrevem e discutem os comportamentos sociais e culturais das populações visitadas, bem como suas organizações sociais e políticas. Veja aqui a codificação e o modo de apresentação dos dados referenciados.

Os dados cadastrados foram coletados em obras publicadas em português, inglês, francês, italiano e alemão, pertencentes aos acervos das seguintes instituições:

  • Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro
  • Biblioteca do Itamaraty (Rio de Janeiro)
  • Biblioteca do Biblioteca Municipal Mário de Andrade (São Paulo)
  • Biblioteca do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB-USP, São Paulo)
  • Sistema de Bibliotecas da Unicamp (Campinas).

Obs: Entre os acervos consultados, o dos Sistema de Bibliotecas da Unicamp foi o único a ser incorporado de forma integral, tendo sido identificadas e fichadas todas as obras que preenchiam os requisitos temáticos e temporais do banco. Neste conjunto, as obras consultadas foram encontradas nos seguintes acervos: Setor de Obras Raras da Biblioteca Central, seu setor de Coleções Especiais (que contém, por exemplo, os acervos de Paulo Duarte e de Sérgio Buarque de Holanda), as Bibliotecas do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e do Instituto de Estudos da Linguagem. Veja aqui as abreviaturas utilizadas para a diversas bibliotecas mencionadas.