O Anticlericalismo sob o manto da República

Criado em: 16/06/2021 - 15:08 | Alterado em: 23/06/2021 - 17:57

Dia 24 de junho, quinta-feira, o Cecult - IFCH/Unicamp promoverá o lançamento do livro O Anticlericalismo sob o manto da República. Tensões Sociais e Cultura Libertária no Brasil (1901–1935). Teremos a participação do autor do livro, Cleber Rudy, com mediação de Fernando Teixeira da Silva, professor do departamento de história (IFCH/Unicamp).

24 de junho, quinta-feira, às 14h

Transmissão simultânea nos canais do IFCH/Unicamp: Youtube, Facebook e Twitter

Participe!

Livro: Cleber Rudy. O Anticlericalismo sob o manto da República. Tensões Sociais e Cultura Libertária no Brasil (1901–1935). São Paulo, Alameda, 2020.
Sinopse: O anticlericalismo enquanto concepção teórica e prática de oposição à dominação clerical foi cultivado de início nas sociedades contemporâneas europeias – especialmente em regiões de grande projeção católica –, mas que sem demora, encontrou solo fértil, para a sua propagação também no Brasil. Nesse sentido, o presente estudo propõe investigar o anticlericalismo (com ênfase na sua versão mais radical, defendida pelos anarquistas), assim como o conteúdo do discurso anticlerical difundido na imprensa e na literatura que, no início do século 20, circulou e foi produzida no Brasil.

Organização: Fernando Teixeira da Silva.
Promoção: Cecult - Centro de Pesquisa e História Social da Cultura, IFCH/Unicamp
Apoio Técnico: Coordenadoria de Eventos, Extensão e Difusão do IFCH/Unicamp.

Vídeo: