Livre acesso ao livro "Lutas vigiadas", de Richard de Oliveira Martins

Criado em: 22/08/2023 - 14:50 | Alterado em: 22/08/2023 - 15:18

O livro Lutas vigiadas. Militância operária, retaliação patronal e repressão no vale do paraíba (1979-1994), de Richard de Oliveira Martins está disponível gratuitamente na página do Cecult.
Acesse: https://www.cecult.ifch.unicamp.br/pf-cecult/public-files/publicacoes/11413/lutas_vigiadas_richard_martins.pdf.

Richard de Oliveira Martins é historiador, mestre em Ciência Política e doutor em História Social pela Universidade Estadual de Campinas. Interessado nas formas de militância, resistência e organização política das classes trabalhadoras na história contemporânea, atua junto à Rede Processos Repressivos, Empresas, Trabalhadores/as e Sindicatos na América Latina, ao Grupo de Trabalho Empresariado e Ditadura no Brasil (GTEDB/UFRRJ) e ao Centro de Memória do Sul Fluminense (CEMESF/UFF). Atualmente, leciona no Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

O livro Lutas Vigiadas tem por base a tese de doutorado defendida pelo autor em 2020, orientada pelo prof. Claudio Batalha. Tratando das experiências de organização e resistência desenvolvidas por trabalhadores industriais do Vale do Paraíba durante a ditadura empresarial-militar e a "redemocratização", a obra evidencia a conformação de uma rede repressiva, particularmente ativa na década de 1980, que articulava grandes empresas e agências estatais na região.

..........
"Este livro contribui para complexificar a imagem sobre a ditadura de 1964, não somente ao mostrar os seus aspectos que perduram, mas por indicar que seu desmonte está longe de ser concluído, e que os mecanismos que arquitetou continuam a ser úteis ao capital. No entanto, este é também um estudo que lança luz sobre como os trabalhadores se estruturaram para enfrentar o aparato erguido para controlá-los, a emergência do “novo sindicalismo”, mas também as dificuldades, as divisões e os impasses enfrentados pelo movimento sindical. Nele, o leitor encontrará a implementação do controle e da repressão, assim como as estratégias de resistência a ela.
O autor escreveu uma obra que desde já terá lugar de destaque na profícua nova história social do trabalho."
Claudio H. M. Batalha
..........

Serviço:
Richard de Oliveira Martins. Lutas vigiadas. Militância operária, retaliação patronal e repressão no vale do paraíba (1979-1994). ​(Livro eletrônico)
Editora: Sagga
​Salvador - BA
Ano: 2022
426 páginas
ISBN 978-65-86555-43-1
Livre acesso: https://www.cecult.ifch.unicamp.br/pf-cecult/public-files/publicacoes/11413/lutas_vigiadas_richard_martins.pdf