Livro da coleção Várias Histórias revela ativismo abolicionista de Machado de Assis

Criado em: 26/03/2018 - 11:29 | Alterado em: 26/03/2018 - 11:32
Detalhe da Missa Campal celebrada em ação de graças pela abolição da escravatura, realizada no dia 17 de maio de 1888, no Campo de São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Na imagem, Machado de Assis (no canto direito, o segundo de baixo para cima) aparece ao lado da princesa Isabel (ao centro). Crédito: Antonio Luiz Ferreira/ Coleção Dom João de Orleans e Bragança sob guarda do IMS.

A revista ComCiência publicou nessa semana uma matéria sobre o livro "As máscaras de Lélio – Política e humor nas crônicas de Machado de Assis (1883-1886)", de Ana Flávia Cernic Ramos, historiadora formada pelo Cecult e atualmente professora do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). A obra integra a Coleção Várias Histórias, publicada pela Editora da Unicamp sob a coordenação do Cecult.

Na reportagem, Ana Flávia fala sobre as experiências históricas de Machado de Assis no final do século XIX, reveladas em uma coluna de humor publicada no jornal Gazeta de Notícias, nas quais o autor reage à efervescência dos debates abolicionistas sob o pseudônimo de Lélio.

Leia o texto completo no site da revista: http://www.comciencia.br/livro-revela-ativismo-abolicionista-de-machado-...