Será realizada no próximo dia 8 de novembro de 2017 às 17:00 horas, no Auditório 2 do Instituto de Estudos Brasileiros/USP a mesa-redonda “Desafios e Perspectivas da Pesquisa Interdisciplinar em História do Direito”, que marca o lançamento da Rede de História do Direito.
A Rede de História do Direito é um grupo de pesquisa do CNPq, sediado no Laboratório Interdisciplinar do IEB-USP (LABIEB). É uma iniciativa conjunta do Instituto de Estudos Brasileiros e da Faculdade de Direito da USP. Coordenada pelos professores Monica Duarte Dantas (IEB-USP) e Samuel Barbosa (FD-USP) a Rede reúne pesquisadores colaboradores internacionais (Portugal, Espanha, Inglaterra e Estados Unidos) e pesquisadores nacionais de 18 diferentes universidades, de 10 Estados do Brasil. É uma rede que aposta na colaboração mais estreita entre historiadores e juristas para a realização de pesquisas conjuntas e de encontros acadêmicos.
A Rede de História do Direito está organizada em duas linhas de pesquisa.
A primeira, "Constelações Normativas", visa à pesquisa da relação entre diferentes ordens normativas (legislação, costumes, normatividade religiosa) nas diferentes conjunturas, a circulação e efeitos das categorias e discursos dos juristas e os modos de apresentação do direito em impressos, imagens e performances.
A segunda linha, “Disputas no Direito, tensões na História”, investiga a formação social do direito a partir das disputas entre diferentes sujeitos históricos, em arenas formais e informais. A tese é que as disputas sobre a interpretação do direito constituem um repertório que informa e é informado permanentemente pelas disputas políticas e sociais.