Premiada monografia sobre trabalhadoras negras em Campinas na segunda metade do século XIX

Criado em: 09/05/2023 - 08:31 | Alterado em: 09/05/2023 - 13:58
registro de enfermos

A monografia "Nem sempre escravas: trabalhadoras negras em Campinas e região no século XIX (1876-1882)", de Taina Aparecida Silva Santos, recebeu menção honrosa no XXX Concurso Fausto Castilho de Monografias do IFCH/UNICAMP - 2022. O trabalho, orientado pela professora Lucilene Reginaldo, se debruçou sobre as trabalhadoras negras livres e libertas na cidade de Campinas, suas profissões e ocupações.

A pesquisa foi desenvolvida a partir dos registros de matrícula dos enfermos do hospital de caridade da Santa Casa de Misericórdia, uma documentação pouco utilizada para as pesquisas sobre o tema. Com base na sistematização e análise dessas fontes, Taina reconstituiu aspectos importantes do mercado de trabalho urbano, das experiências de mulheres negras e, também, fez comparações utilizando o quesito raça/cor por meio das quais identificou tendências de concentração e discriminação racial em determinadas funções, como no caso da profissão de lavadeira.

O primeiro contato de Taina com o tema ocorreu quando ela esteve vinculada, como bolsista de IC, ao Projeto Temático "Entre a escravidão e o fardo da liberdade: os trabalhadores e as formas de exploração do trabalho em perspectiva histórica". (FAPESP,Vigência: 04/2014 a 03/2019). No âmbito deste projeto, Taina fez parte da equipe responsável pela alimentação da Base de Dados "Legislação: Trabalhadores e Trabalho em Portugal, Brasil e África Colonial Portuguesa”.

A monografia está disponível no Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. Clique aqui para consultá-la.