“Que tenhas teu corpo”. Uma história social da prostituição no Rio de Janeiro das primeiras décadas republicanas

Criado em: 15/04/2025 - 14:57 | Alterado em: 14/07/2025 - 11:29
capa - que tenhas teu corpo

Publicado em 2006, “Que tenhas teu corpo”. Uma história social da prostituição no Rio de Janeiro das primeiras décadas republicanas, de Cristiana Schettini, examina as mudanças ocorridas com a prostituição durante as primeiras décadas do regime republicano no Rio de Janeiro. Em especial, analisa as relações entre as prostitutas e as autoridades policiais, os usos no Brasil das narrativas sobre o tráfico internacional de mulheres e os conflitos sociais registrados nos processos criminais de lenocínio. Os debates sobre a garantia de certos direitos para as prostitutas e sobre as formas e os sentidos de sua presença em uma cidade em rápida transformação permitem explorar os significados sociais da prostituição e rever os sentidos geralmente atribuídos ao estabelecimento da República no Brasil. 

O acesso ao livro é gratuito e pode ser feito pelos sites do CecultSetor de Publicações do IFCH e Biblioteca Digital Unicamp.

Serviço:
Título: “Que tenhas teu corpo”. Uma história social da prostituição no Rio de Janeiro das primeiras décadas republicanas.
Autor: Cristiana Schettini
Segunda edição: Campinas, UNICAMP/IFCH/CECULT, 2024
ISBN 978-65-87 198-44-6