SELEÇÃO PARA BOLSA DE PÓS-DOUTORADO (FAPESP)

Criado em: 06/11/2015 - 13:51 | Alterado em: 11/11/2015 - 15:10
Processos investigatórios do MPT

O CECULT está selecionando doutores na área de Ciências Humanas para uma vaga para pós-doutoramento junto ao Projeto Temático “Entre a escravidão e o fardo da liberdade: os trabalhadores e as formas de exploração do trabalho em perspectiva histórica” (ver detalhes do projeto aqui).

O projeto da bolsa intitula-se “Nos limites da lei? Trabalho compulsório, forçado ou análogo ao de escravo” e será desenvolvido sob supervisão da professora Silvia Hunold Lara. Seu objetivo é analisar os processos do acervo do Ministério Público do Trabalho 15ª região - Campinas que versam sobre o trabalho análogo ao de escravo, discutindo os aspectos conceituais e legais da definição da "escravidão" no mundo contemporâneo, as formas de escravização e a caracterização dessas condições de trabalho tanto por parte dos agentes das investigações e dos acusados, quanto dos próprios trabalhadores.

Os candidatos devem ter o título de doutor há menos de 7 (sete) anos, nas áreas de história, direito, ciências sociais ou economia. A bolsa tem vigência de 24 meses, a partir de 01 de abril de 2016, com valor mensal de R$ 6.143,40 mensais e reserva técnica para cobrir despesas diretamente associadas à pesquisa, conforme tabela da FAPESP.

As inscrições encerram-se em 15 de janeiro de 2016. Para mais informações sobre o processo de seleção e sobre os procedimentos para a inscrição, consulte o Edital.