Da senzala ao palco: canções escravas e racismo nas Américas, 1870-1930, de Martha Abreu, é o terceiro volume da coleção Históri@ Ilustrada. Em formato digital, a obra discute o sucesso das expressões musicais criadas por descendentes de africanos escravizados nos teatros, nas partituras e na indústria fonográfica, no Brasil e nos Estados Unidos, entre o final do século XIX e o início do século XX. Coloca em evidência a variedade dessa produção (lundus, batuques, maxixes, cakewalks e rags), a densidade dos trânsitos culturais no mundo atlântico e o protagonismo dos músicos negros, como Eduardo das Neves e Bert Williams. Com talento, ironia e humor, esses músicos desafiaram e subverteram a inferiorização que lhes era imposta.
A obra disponibiliza 201 imagens, 47 fonogramas e 5 vídeos, permitindo que se possa ver e escutar ao mesmo tempo em que se realiza a leitura do texto. A publicação da Editora da Unicamp apresenta dois formatos: e-PUB3 (com links internos para acesso a imagens, áudio e vídeo) e e-PUB2 (com links internos para acesso a imagens e externos para áudio e vídeo).
Como todos os volumes da coleção Históri@ Illustrada, o livro é acompanhado por um vídeo que pode ser visto (ou baixado) gratuitamente: "Canções escravas e racismo nas Américas" em https://www.youtube.com/watch?v=agZPb-uEVto
Pode ser adquirido a partir do site da editora (http://www.editoraunicamp.com.br/produto_detalhe.asp?id=1159) ou em qualquer livraria com livros digitais. Valor: R$14,00
Sobre a autora:
MARTHA ABREU é professora titular do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense, doutora pela Unicamp (1996), pesquisadora do CNPq e da FAPERJ. É autora dos livros Meninas Perdidas, os populares e o cotidiano do amor no Rio de Janeiro da Belle Époque (Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989) e O Império do Divino, festas religiosas e cultura popular no Rio de Janeiro, 1830-1900 (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999), além de artigos sobre história social da cultura, música negra, patrimônio imaterial e história pública da escravidão. Dirigiu três filmes de pesquisa, ao lado de Hebe Mattos, entre 2005 e 2011: Memórias do cativeiro; Jongos, Calangos e Folias; Passados Presentes. É consultora do Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu e do Museu Casa do Pontal (Arte Popular do Brasil).
Palavras chave (para indexação): Canções escravas, Racismo, Escravidão, Pós-Abolição, Atlântico Negro, Brasil, Estados Unidos, Batuque, Lundu, Cakewalk, Ragtime, Samba, Jazz, Música Negra, Danças Negras, Blackface, Indústria Fonográfica, Partituras, Espetáculos, Pai João, Bert Williams, Eduardo das Neves, Históri@ Illustrada, Cecult, Da Senzala ao Palco.