Experiências associativas de trabalhadores no Império e nos primeiros anos da República

Criado em: 17/10/2017 - 13:56 | Alterado em: 13/12/2017 - 09:32

As associações de trabalhadores nos séculos XIX e XX são o tema do livro Organizar e proteger - Trabalhadores, associações e mutualismo no Brasil (séculos XIX e XX), organizado por Marcelo Mac Cord e Claudio Batalha.

O livro, que integra a coleção Várias Histórias, reúne estudos de especialistas em história social do trabalho sobre as formas de ajuda mútua dos trabalhadores durante o Império e os anos iniciais da República nas cidades do Rio de Janeiro,  Recife, Salvador, Maceió, Florianópolis, Campinas, além de algumas cidades de Minas Gerais.

A obra compõe um quadro que permite apreender a complexidade das associações mutualistas e das relações estabelecidas entre esses grupos e os trabalhadores livres e escravos.

Ao longo dos artigos, compreende-se , entre outras coisas, que a lógica associativa nem sempre se ancorou no primado das necessidades – ou seja, o mutualismo não se resumia a uma busca pela assistência; diferentemente, as associações promoviam valores, festas, rituais e outras práticas de construção de vínculos.  Também contribui para compreender a complexa convivência entre trabalho escravo e livre na conjuntura de escravidão e de fim da escravidão.

O livro integra a coleção Várias Histórias, organizada pelo Cecult e publicada pela Editora da Unicamp. Saiba mais aqui