Coleção Várias Histórias

Logo Varias Histórias

A Coleção Várias Histórias, editada pela Editora da Unicamp, divulga estudos sobre a produção de diferenças e desigualdades na perspectiva da história social. Os livros autorais e as coletâneas resultam de pesquisas relacionadas aos projetos desenvolvidos no Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (CECULT), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp (https://www.cecult.ifch.unicamp.br/). Desde que foi criada, em 1999, a coleção publicou 47 títulos, 37 dos quais são frutos de trabalhos de mestrado e doutorado orientados pelos docentes vinculados ao Centro e aprovados por comissões externas de pareceristas. Os demais nove títulos constituem coletâneas sobre temáticas específicas, contando com textos inéditos e previamente debatidos em seminários organizados pelo Cecult. 
Os livros tratam, entre outros, de assuntos relacionados a escravidão, movimentos sociais urbanos e rurais, literatura, arte, meios de comunicação de massa, legislação e direitos sociais, cidadania, com abordagens de raça, gênero e classe, no Brasil e na África.

 

Último lançamento:

 

Rastilhos da Mina. Conspirações escravas, o Rio da Prata e a abolição do tráfico de africanos no Brasil, de Thiago Leitão de Araujo.

Rastilhos da mina põe em cena o papel exercido pela resistência dos escravizados na aprovação da lei de abolição do tráfico transatlântico de africanos, aprovada pelo Parlamento brasileiro em 1850. O livro, baseado em densa documentação, demonstra que a lei estava inserida em uma conjuntura na qual o Estado imperial passou a temer seriamente ao menos uma guerra estrangeira (com a Inglaterra ou com a Argentina, ou com ambas, simultaneamente), juntamente com uma guerra interna dos escravizados (ou várias). O receio de uma aliança entre os inimigos estrangeiros e os inimigos internos pesou profundamente na decisão do governo imperial de pôr fim ao tráfico de africanos.

Veja os demais títulos da coleção aqui.