Hoje não há dúvidas de que não é possível entender a história brasileira sem estudarmos os outros domínios do antigo Império português na África. Vários aspectos da nossa sociedade foram forjados no Atlântico Sul. Nos últimos anos, temos visto o crescimento de estudos voltados para a África Centro-Ocidental nas universidades brasileiras. No conjunto, estes estudos têm demonstrado que há muito para desvendar das dinâmicas internas da história de Angola.
Por um lado, se o crescente interesse acadêmico na área é evidente, por outro, o acesso a informações fora deste circuito permanece restrito. Um dos entraves para professores, estudantes e novos pesquisadores é o acesso a fontes e a uma bibliografia que ainda é difícil de encontrar nos nossos centros de estudos. Essa oficina pretende apresentar algumas alternativas para o estudo da história de Angola no Brasil, divulgando o material arquivístico e bibliográfico, bem como ferramentas de pesquisa online, como sites e bancos de dados importantes sobre o tema. O objetivo último é apresentar um variado conjunto de fontes para o estudo da história de Angola, principalmente as que temos acesso no Brasil. A partir das obras historiográficas que versam sobre o assunto, apontaremos as questões teórico-metodológicas relevantes para este campo de estudo e as novas abordagens e possibilidades de pesquisa. Em um segundo momento, serão apresentadas diferentes tipologias documentais, bem como metodologias de análises, cobrindo o período do século XVI ao XX.
As inscrições poderão ser feitas de 10/05/2017 a 10/06/2017. Para mais informações sobre vagas e inscrições, clique aqui.
Imagem: GALLICA BIBLIOTHÈQUE NUMÈRIQUE. Regna Congo et Angola. Disponível em: http://gallica.bnf.fr/ark:/12148/btv1b85956131 acessado no dia 03/05/2015 às 15:30.