Notícias

Exibindo 1 a 10 de 441
Conferência Crítica à razão dualista: o legislado e o negociado

No dia 3 de dezembro Fernando Teixeira da Silva proferiu a conferência de encerramento do IX Seminário do LAHM/UFPE - Historiografia: rastros e vestígios documentais dos (as) Trabalhadores (as), promovido pelo Laboratório de História e Memória da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e pelo Tribunal Regional do Trabalho da 6a. Região.

Adotando uma perspectiva histórica, o professor criticou as abordagens dualistas que opõem os modelos legislados e negociados ao tratarem das relações de trabalho. Via de regra, eles são apresentados pela produção acadêmica e jurídica como sistemas diametralmente opostos: de um lado o "corporativismo", que definiria o modelo brasileiro, supostamente tributário do fascismo italiano, e de outro o "contratualismo", que representaria o modelo anglo-saxão e as tradições liberais-democráticas. Com base em comparações internacionais e no estudo da...

capa vídeo Sexo, Humor e Diversão

O vídeo Sexo, Humor e Diversão é um dos materiais que acompanha o livro Clichês Baratos - Sexo e humor na imprensa ilustrada carioca do início do século XX, de Cristiana Schettini, recentemente publicado pela Editora da Unicamp e que faz parte da coleção Históri@ Illustrada

O livro analisa um conjunto de publicações ilustradas cariocas, hoje quase esquecidas, que eram dirigidas ao público masculino e se dedicavam ao humor erótico. Os estereótipos em torno das mulheres e dos papéis sexuais retratados nessas publicações
permitem traçar um retrato pouco habitual da sociedade, vista pelo ângulo das diversões noturnas, da prostituição e das relações de gênero.

O vídeo aborda essas questões, apresentando um panorama dos temas tratados pelo livro, e foi...

13 de maio Respeitabilidade também é de luta!

A coluna do Portal Geledes “Nossas Histórias” dessa semana é assinada por Willian Robson Soares Lucindo. Com o título “Respeitabilidade também é de luta: uma história da Sociedade Beneficente 13 de maio  de Piracicaba”, o texto apresenta resultados da tese de doutorado de Willian Lucindo, defendida na Unicamp em março de 2020. A pesquisa, desenvolvida com o apoio de uma bolsa da Fapesp, manteve conexões com as atividades do projeto "As Cores da Cidadania: Os Clubes Negros do Estado de São Paulo (1897-1952)", também financiado pela Fapesp. A coluna “Nossas Histórias” é uma realização da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros, em parceira com o Portal Geledés e o Acervo Cultne.

Leia o texto ...

Descolonização, independência e pós-independência em Moçambique

A exposição “Moçambique: independência e nação no AEL” aproveita o importante acervo sobre a história africana contemporânea existente no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) para tratar do processo de descolonização em Moçambique e do período pós-independência nesse país.

Dividida em oito tópicos, a mostra é composta por imagens e documentos históricos, alguns inéditos, como cartas trocadas entre o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), ou os registros sobre a produção, exibição e circulação do filme “25”, de José Celso Martinez Corrêa e Celso Luccas, ambos do Teatro Oficina. E é acompanhada por uma playlist “História da África no AEL”, disponível no aplicativo Spotfy com exemplos da...

A escravidão nas páginas do romantismo brasileiro

A tese de doutoramento de Dayana Façanha de Carvalho, Sombra e escravidão: tráfico de africanos e antiescravismo na literatura brasileira, 1830-1871, foi comentada no jornal Nexo, na coluna "Acadêmico".

A tese analisa um conjunto de obras literárias brasileiras oitocentistas que tratam da escravidão ou contam com ...

Observatório Patrimônio Cultural do Sudeste

Acaba de ser lançado o portal Observatório Patrimônio Cultural do Sudeste.  

Sediado no Laboratório de Memória e Imagem do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO, ele reúne pesquisadores de diferentes áreas dedicados ao estudo e à divulgação do patrimônio cultural no Sudeste do Brasil. O novo portal oferece textos e vídeos, além de divulgar eventos e atividades que articulam o conhecimento acadêmico e o conhecimento tradicional produzido por mães de santo, benzedeiras, devotos, congadeiros, foliões, romeiros, sambistas, cantadores e jongueiros. O Cecult está presente na página que trata do Jongo do Sudeste, contribuindo com...

Palmares entre a Filologia e a História: o manuscrito de 1678

No dia 13 de novembro a historiadora Silvia Lara (Unicamp) e o filólogo Phablo Fachin (Usp) conduziram uma conversa sobre a importância da abordagem interdisciplinar para o estudo de documentos textuais e para a investigação histórica. A conversa contou com a mediação da rpofessora Margarida Neves (Puc-Rio). O documento analisado foi um manuscrito raro sobre as guerras contra os mocambos de Palmares (1678), do padre Antônio da Silva. O evento foi promovido pelo Laboratório de Pesquisas em Conexões Atlânticas (Departamento de História/PUC-Rio) e está disponível aqui.

Zoológicos humanos. Gente em exibição na era do imperialismo

Lançado no dia 09 de dezembro, o livro Zoológicos humanos: Gente em exibição na era do imperialismo, de Sandra Koutsoukos, é o novo título da coleção Históri@ Illustrada, publicada pela Editora da Unicamp.

Zoológicos Humanos trata da exibição de pessoas em museus, circos, zoológicos, feiras e instituições científicas nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil a partir de meados do século XIX. Apresentadas como “aberrações” ou seres “primitivos”,...

Museu da Paz Vaga em Projeto da UNESCO e Prefeitura de Campinas

 

Veja aqui o Edital de concurso para contratação de um consultor para apoiar a Prefeitura de Campinas e a UNESCO na produção de acervo para o “Museu da Paz” e o “Centro de Educação, Memória, Estudos e Cultura Afro-Brasileira”. A qualificação exigida é ter Doutorado na área de Ciências Sociais ou História, ou outros campos das Ciências Humanas.

As inscrições se encerram em 18 de dezembro e são feitas mediante o envio do Curriculum Vitae. 

imagem V Seminário Internacional História e Língua - Interfaces

Nos dias 26 e 27 de novembro de 2020 ocorrerá o V Seminário Internacional História e Língua - Interfaces, promovido pelo Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora. O evento será realizado em modo totalmente virtual e o programa completo está disponível aqui.
A participação no seminário é gratuita, mas é necessário a realização de inscrições para garantir a presença dos participantes e emissão de certificados.
O evento será realizado via Zoom e os inscritos receberão o link das sessões uma hora antes da realização de cada sessão.

Link para INSCRIÇÕES.

Páginas