Bruno Alberto Marins recebe menção honrosa no concurso de monografias do IFCH

Criado em: 06/05/2024 - 13:33

A monografia “Castigo contestado: direito senhorial, maus-tratos e a luta pela liberdade nos tribunais do Brasil Império (1849-1873)”, de Bruno Alberto Marins, recebeu menção honrosa no XXXI Concurso Fausto Castilho de Monografias do IFCH/UNICAMP - 2023. O trabalho, orientado pelo professor Ricardo Pirola, analisou os castigos físicos de senhores em seus escravos por meio de debates suscitados nos tribunais do Brasil Império.

A pesquisa foi desenvolvida a partir de processos judiciais em que escravizadas recorreram à Justiça após sofrerem agressões corporais de seus senhores. Investigando dispositivos legais e os argumentos de senhores, escravizados, advogados e magistrados nos juízos municipais e no Tribunal da Relação do Rio de Janeiro, principal tribunal de segunda instância do período, Bruno demonstrou que noções como moderação e excesso em torno dos castigos senhoriais estiveram em disputa ao longo do século XIX, ultrapassando as tensões cotidianas da relação senhor-escravo em âmbito privado. Bruno Marins foi bolsista BAS junto ao CECULT, vinculado ao “Projeto Escravos” e, posteriormente, desenvolveu pesquisa de IC com auxílio financeiro do PIBIC/CNPq.

A monografia está disponível no Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. Clique aqui para consultá-la.