Apresentação

Há muito tempo os estudiosos concordam que a África não é um continente homogêneo. Mesmo assim, continua-se a falar em uma “História da África”, operando-se muitas vezes recortes a partir das políticas e experiências coloniais, separando-se a África de colonização inglesa, portuguesa, francesa, alemã, etc. Esse seminário propõe uma inflexão nesse tipo de abordagem. De um lado, procura-se enfatizar o prisma dos africanos – não apenas um “prisma africano”, mas dos povos que viram, lidaram e resistiram à presença dos europeus (incluindo os períodos que a historiografia chama de pré ou pós-colonial). Por isso mesmo, de outro lado, propõe uma reflexão sobre a África Meridional: sobre a extensa área na qual predominam os povos banto. Assim, o que procuramos discutir é o modo como diferentes organizações políticas (que possuem um substrato cultural comum) enfrentaram a presença de portugueses, holandeses, alemães, e ingleses, ao longo do tempo. Tal perspectiva não implica necessariamente uma abordagem comparativa. Trata-se de investigar contextos específicos para, a partir deles, discutir as dimensões políticas e teóricas que se impõem ao historiador que se debruça sobre a “História da África” a partir de um ponto de vista “africano”. Mais que um enfoque analítico, esperamos que a participação de historiadores angolanos e moçambicanos no Seminário possa evidenciar o protagonismo dos africanos na produção de conhecimentos históricos sobre si próprios.

Em segundo lugar, esse Seminário procura aprofundar laços acadêmicos entre o Departamento de História e o Harriet Tubman Institute da York University e o Centro de Pesquisa em História Social da Cultura da Unicamp. Nos últimos cinco anos docentes e alunos da Unicamp têm sido acolhidos pela York University em estágios e encontros científicos, e as duas universidades firmaram um acordo de cooperação em 2012. Esse Seminário, organizado conjuntamente pelas duas equipes, aprofunda o intercâmbio institucional, ampliando os contatos com pesquisadores de outras universidades e centros de pesquisa com os quais as duas equipes vêm trabalhando de forma sistemática. Temos particular interesse em colocar em diálogo pesquisadores que trabalham com temas ligados à história da África Meridional, e em proporcionar, dessa forma, situações de debate e confronto de ideias e interpretações que possam contribuir efetivamente para o desenvolvimento de pesquisas em andamento.

Por fim, mas não por último, o Seminário é também uma oportunidade para aprofundar a discussão sobre as condições de produção de pesquisas sobre a África Meridional no Brasil. Por isso, temos interesse em apresentações que enfatizem as fontes disponíveis para a pesquisa ou discutam questões metodológicas para sua abordagem. Reconhecendo a importância das instituições africanas neste debate, queremos colocar em evidência o ponto de vista dos responsáveis pela guarda, preservação e disponibilização de acervos documentais.

Presentation in English