Meninas perdidas. Os populares e o cotidiano no amor no Rio de Janeiro da Belle Époque

Criado em: 02/08/2024 - 16:00 | Alterado em: 16/08/2024 - 08:32
capa

Mais um livro da coleção Sebo Eletrônico está no ar! Trata-se de Meninas perdidas. Os populares e o cotidiano no amor no Rio de Janeiro da Belle Époque, de Martha Abreu.

Publicado em 1989, o livro Meninas Perdidas traz histórias de jovens mulheres dos setores populares da cidade do Rio de Janeiro, negras em sua maioria, entre 1904 e 1911, um período chamado de Belle Époque. Essas histórias têm sempre o início marcado por uma ida à delegacia para o registro da queixa de defloramento. Com base nas alegações dessas jovens, nos depoimentos de seus familiares, testemunhas e acusados, bem como nos exames de corpo delito e nos processos criminais que foram instaurados, a autora analisa o cotidiano do amor dos setores populares, seus valores, costumes, sentimentos e comportamentos sexuais. Discute também os embates entre estas jovens e suas mães com o aparato judicial, que procurava implementar projetos de civilização e controle moral nas primeiras décadas da república, por meio da atuação de policiais, juristas, juízes, promotores e advogados.

Clique aqui para obter o livro, gratuitamente.

Serviço:
Título: Meninas perdidas. Os populares e o cotidiano no amor no Rio de Janeiro da Belle Époque.
Autor: Martha Abreu
Segunda edição: Campinas, UNICAMP/IFCH/CECULT, 2024
ISBN 978-65-87 198-39-2
O acesso gratuito ao livro pode ser feito também pelos sites do CecultSetor de Publicações do IFCH e Biblioteca Digital Unicamp.