A dissertação "Eles procuraram a sua casa, e preferem o seu cativeiro”: fuga de escravizados para trocar de senhor no sudeste brasileiro (1828-1880), de Ana Carolina Coelho Chicorski, recebeu menção honrosa no 17º Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa. Sob a orientação do professor Ricardo Pirola, o trabalho analisou fugas de escravizados para trocar de senhor no Brasil evidenciando as relações dessa prática com uma cultura atlântica de resistência.
A pesquisa foi desenvolvida a partir de ações cíveis de reivindicação de propriedade que tiveram apelação para o Tribunal da Relação do Rio de Janeiro entre 1828 e 1880. Essas fontes informam sobre casos de proprietários que reivindicavam a restituição de posse de cativos que haviam fugido e sido encontrados prestando serviços na casa de outra pessoa. De forma original, Ana Carolina demostra como a fuga para trocar de senhor era fruto de uma tradição atlântica, pautada em um direito costumeiro centro-africano de poder escolher a quem servir, que acabou reformulada no contexto da escravidão no Brasil. A autora demonstra como esse tipo de fuga, largamente disseminada em nosso país no século XIX, também pode ser identificada na região da África-Central, principalmente no sul de Angola e Baixo Congo, desde o século XVII.
Ana Carolina Chicorski desenvolveu a pesquisa com auxílio financeiro da CAPES.
A dissertação está disponível no Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. Clique aqui para acessá-la.
Veja aqui mais informações sobre o resultado da premiação.