“Que tenhas teu corpo”. Uma história social da prostituição no Rio de Janeiro das primeiras décadas republicanas

Criado em: 15/04/2025 - 14:57 | Alterado em: 15/04/2025 - 15:15
capa - que tenhas teu corpo

A coleção Sebo Eletrônico ganha mais um título: “Que tenhas teu corpo”. Uma história social da prostituição no Rio de Janeiro das primeiras décadas republicanas, de Cristiana Schettini. 

Publicado em 2006, o livro examina as mudanças ocorridas com a prostituição durante as primeiras décadas do regime republicano no Rio de Janeiro. Em especial, analisa as relações entre as prostitutas e as autoridades policiais, os usos no Brasil das narrativas sobre o tráfico internacional de mulheres e os conflitos sociais registrados nos processos criminais de lenocínio. Os debates sobre a garantia de certos direitos para as prostitutas e sobre as formas e os sentidos de sua presença em uma cidade em rápida transformação permitem explorar os significados sociais da prostituição e rever os sentidos geralmente atribuídos ao estabelecimento da República no Brasil. 

Clique aqui para obter o livro, gratuitamente.

Serviço:
Título: “Que tenhas teu corpo”. Uma história social da prostituição no Rio de Janeiro das primeiras décadas republicanas.
Autor: Cristiana Schettini
Segunda edição: Campinas, UNICAMP/IFCH/CECULT, 2024
ISBN 978-65-87 198-44-6
O acesso gratuito ao livro pode ser feito também pelos sites do CecultSetor de Publicações do IFCH. Em breve estará acessível também na Biblioteca Digital Unicamp.