CHAMADA PARA BOLSAS DE TREINAMENTO TÉCNICO NÍVEl 1 (FAPESP) E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (FAEPEX/UNICAMP)

Criado em: 12/11/2018 - 11:01 | Alterado em: 23/11/2018 - 09:56

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de duas bolsas de Treinamento Técnico nível 1 da FAPESP e uma bolsa de Iniciação Científica do FAEPEX/Unicamp para o projeto “PENAS AFIADAS, LEITORES ULTRAJADOS: CRIMES DE IMPRENSA NAS COMARCAS DE SÃO PAULO, CAMPINAS E BRAGANÇA (1850-1930)”.

Casos recorrentes de empastelamentos de jornais, duelos, espancamentos e assassinatos de indivíduos envolvidos com a imprensa demonstram como a violência foi parte constitutiva do jornalismo brasileiro no século XIX e início do XX. Tais casos ligavam-se principalmente a publicação de artigos caluniosos e difamatórios os quais, tendo em vista o anonimato dos autores garantido por lei, acabavam vitimando principalmente proprietários de jornais e revistas. Objetivando contribuir para a história do impresso e da leitura no Brasil, esta pesquisa pretende investigar como a instituição legal do anonimato na imprensa foi contestada na justiça por meio de “Autos Crimes de Exibição de Autógrafo” julgados nas Comarcas de Campinas, Bragança Paulista e São Paulo, entre as décadas de 1850 e 1930.

ATENÇÃO:
As bolsas TT1 destinam-se a alunos de graduação em História, Estudos Literários, Ciências Sociais e áreas afins (da Unicamp). O valor mensal é de R$ 439,60 e a vigência é de vinte meses, a partir de 01 de fevereiro de 2019. A bolsa só será implantada se o estudante também for aprovado pela FAPESP.
A bolsa de Iniciação Científica destina-se a aluno da graduação em História da Unicamp. O valor mensal é de R$ 400,00 e a vigência é de 12 meses, a partir de 01 de fevereiro de 2019.

Para mais informações, acessem os Editais:

Edital para bolsas TT1(FAPESP)
Edital para bolsa de Iniciação Científica (FAEPEX/Unicamp)