Dying for gold: o trabalho dos mineradores de ouro na África Austral

Criado em: 02/09/2019 - 23:01 | Alterado em: 02/09/2019 - 23:13
Dying for gold

Na quinta feira, dia 19 de setembro, às 14h, na Sala da Congregação, será exibido o documentário Dying for gold . O filme trata da mineração aurífera na África Austral e foi produzido pela Breathe Films, uma produtora independente criada pelos cineastas Richard Pakleppa e Catherine Meyburgh, em 2016. Catherine trabalha como editora, cineasta e designer de projeção na África do Sul desde meados dos anos 80. Richard tem feito filmes na Namíbia, Angola, Botsuana e Brasil desde o início dos anos 90. 

A riqueza da África do Sul foi construída sobre um sistema de escravidão contemporânea. Nesse país, empresas como a Anglo American, a AngloGold Ashanti e a Goldfields, entre outras, acumularam ganhos fenomenais à custa de vidas humanas. Dying for gold mostra o trabalho realizado pelos mineradores de ouro e como, produzindo tanta riqueza, eles são alvos de um subdesenvolvimento rural extremo e da pior epidemia de tuberculose e silicose do mundo.

O documentário foi feito ao longo de 3 anos de pesquisa e filmagem na África do Sul, Moçambique, Lesoto e Suazilândia. Ao associar histórias pessoais dos mineiros e de suas famílias com fontes que documentam mais de 120 anos de mineração de ouro, o filme mostra como houve poucas mudanças ao longo de mais de um século.

Depois da exibição do filme haverá uma roda de conversa com comentários iniciais de Lucilene Reginaldo e Omar Ribeiro Thomaz.
Não perca!

Para mais informações sobre Dying for Gold, clique aqui