Ecos da Folia: entre os 5 melhores livros sobre o carnaval!

Criado em: 29/02/2020 - 13:34 | Alterado em: 10/03/2020 - 12:11

Durante o último carnaval, o escritor e historiador Luiz Antônio Simas listou, no jornal Nexo, seus cinco livros favoritos sobre Carnaval.

Para o historiador, a obra Ecos da Folia, de Maria Clementina Pereira Cunha, é o melhor livro sobre a formação do carnaval brasileiro: "[a autora] passeia pelo entrudo, cordões de mascarados, Zé Pereiras, Grandes Sociedades Carnavalescas, ranchos etc. E mostra que, longe de ser uma festa alienada, o Carnaval é o mais politizado dos fuzuês brasileiros. Quer começar a estudar a sua história? Aqui está o ponto de partida", pontuou Simas. 

Em Ecos da Folia, a historiadora analisa o Carnaval carioca da virada do século XX, e mostra que a crítica social e política aliava-se à mais pura diversão. Nas folias ecoavam, por exemplo, as lutas pela abolição e os sonhos de monarquistas e republicanos. A edição conta com um valioso material iconográfico. 

Durante a pesquisa, as principais fontes foram a imprensa diária, o relato de viajantes e memorialistas, a literatura e os registros policiais e serviram para Maria Clementina Pereira Cunha mostrar como era o Carnaval do Rio de Janeiro no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. Com o auxílio de um rico conjunto de ilustrações, a autora apresenta todos os que brincavam nas ruas daquele tempo - agremiações como os Tenentes do Diabo e os Pés Espalhados, grupos de mascarados e zé-pereiras, foliões de primeira classe e intelectuais patriotas, o zé-povinho, os negros dos bairros populares da cidade. O livro pode ser adquirido clicando aqui!