FAPESP aprova projeto temático de pesquisa para o Cecult

Criado em: 02/04/2014 - 16:41 | Alterado em: 25/04/2014 - 16:04

O Projeto Temático "Entre a escravidão e o fardo da liberdade: os trabalhadores e as formas de exploração do trabalho em perspectiva histórica", coordenado pelo Sidney Chalhoub foi aprovado pela FAPESP e será desenvolvido entre abril de 2014 e março de 2018. A equipe de pesquisadores é integrada por Cláudio Batalha, Fernando Teixeira da Silva, Lucilene Reginaldo, Robert Slenes e Silvia Lara.

Seu objetivo é analisar contextos históricos em que, em lugar de dicotomias claras entre escravidão e trabalho livre, verifica-se a coexistência e mesmo a complementaridade de diferentes formas de trabalho. Procura-se não apenas discutir as situações intermediárias entre o cativeiro e as demais relações de trabalho, contratuais ou compulsórias, mas também examinar as maneiras pelas quais os trabalhadores lidaram com as diversas estratégias de controle a que estavam sujeitos. A proposta é articulada por três eixos de pesquisa: um focaliza os processos de escravização, outro discute o caráter compulsório dos contratos de trabalho e um terceiro examina os constrangimentos legais e jurídicos reguladores do trabalho livre. No primeiro são explorados os diferentes processos de escravização e do exercício do domínio senhorial em contextos históricos diversos, comparando aspectos da escravidão de índios e negros nas Américas, as formas da escravidão e do trabalho forçado na África e do trabalho análogo a de escravo no mundo contemporâneo. No segundo eixo o foco está primordialmente voltado para a discussão da compulsoriedade inscrita no trabalho livre, examinando-se a diversidade de situações que, ao longo do período escravista ou do pós-emancipação, compeliram os trabalhadores ao trabalho sob o manto do contrato. No terceiro e último eixo, investigam-se os constrangimentos legais, institucionais e jurídicos existentes no mundo do trabalho chamado “livre”.

Além de pesquisas individuais, que incidem empiricamente sobre objetos, espaços e tempos variados, o projeto desenvolve atividades coletivas que visam o desenvolvimento de estudos com fontes literárias e iconográficas para a análise do mundo do trabalho; a produção de instrumentos de pesquisa que sistematizam fontes legais; a reprodução digital de acervos para preservar fontes em perigo de destruição e facilitar a pesquisa; e a disponibilização de informações sobre conjuntos documentais importantes para essa área de estudo.

Cecult, abril de 2014.