Gosto de Amora, livro de contos de Mário Medeiros, é finalista do Prêmio Jabuti

Criado em: 11/11/2020 - 09:45 | Alterado em: 11/11/2020 - 09:49

No dia 5 de novembro o Prêmio Jabuti divulgou a segunda lista de finalistas da sua 62a. edição. Foram apresentados os cinco selecionados de cada uma das 20 categorias. O livro Gosto de Amora (Editora Malê, 2019), de Mário Augusto Medeiros, é um dos finalistas da categoria conto.

Mário Medeiros é professor do Departamento de Sociologia do IFCH/UNICAMP, autor do livro A descoberta do insólito, publicado em 2013 e laureado com o Prêmio para Jovens Cientistas do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em 2013, e com a Menção Honrosa da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais, em 2012. Neste livro, Mário investiga trajetórias e obras de autores e coletivos de escritores negros e periféricos na segunda metade do século XX.

Não bastasse ter a literatura como objeto de investigação, Mário é também um talentoso escritor. Em Gosto de Amora, os leitores são delicadamente conduzidos por cenários urbanos e experiências familiares de homens negros e mulheres negras. Sempre na perspectiva das “Histórias de menino” e das interrogações do “Homem em janeiro” (títulos das duas partes do livro). Difícil descrever, melhor é provar o Gosto de Amora e guardar a sensação consigo próprio!