HARVARD PRESTA HOMENAGEM À MARIELLE FRANCO

Criado em: 04/05/2018 - 12:39

Universidade americana dedicou simpósio à memória da vereadora assassinada

A universidade americana Harvard dedicou o simpósio “Afrodescendentes no Brasil: conquistas, desafios do presente e perspectivas para o futuro”, realizado entre os dias 26 e 27 de abril  na cidade de Cambridge (Massachusetts), à memória de Marielle Franco. Na noite do dia 14 de março, a vereadora do PSOL e seu motorista Anderson Pedro Gomes foram abordados por um grupo de homens armados no Rio de Janeiro (RJ) e executados com 13 tiros.

A parlamentar iria participar como palestrante no evento, falando sobre sua trajetória política junto aos movimentos populares, em defesa das pautas feministas e de promoção das juventudes das periferias e das populações negras. Desde 2008, Marielle se tornou alvo do crime organizado por causa do seu trabalho ao lado do seu companheiro do PSOL e deputado estadual Marcelo Freixo durante a CPI das milícias que atuam na capital carioca.

“É uma tragédia em todos os sentidos”, disse o coorganizador do simpósio Sidney Chalhoub. “A morte de Marielle é um atraso para a luta dos afrodescendentes brasileiros por uma sociedade mais justa”, afirmou o pesquisador associado do Cecult e professor do departamento de História da Universidade Harvard.

Para ler a matéria original em inglês publicada no site da Harvad, acesse: https://news.harvard.edu/gazette/story/2018/04/harvard-conference-honors...