Iniciada digitalização do acervo do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região (Campinas)

Criado em: 15/12/2014 - 14:26

A digitalização do acervo de procedimentos realizados pelo Ministério Público do Trabalho da 15ª região (Campinas) entre 1993 e 2008 já começou! O primeiro lote, de cerca de 7.000 documentos, já se encontra na empresa Xerografia, que realizará o serviço. No total serão quatro lotes e estima-se que o processo de digitalização se estenderá por todo o ano de 2015.

Trata-se de um conjunto documental precioso para os estudos das condições do trabalho no interior do Estado de São Paulo nas últimas décadas. Além da própria atuação do Ministério Público do Trabalho da 15ª região e suas conexões com o Ministério do Trabalho e Emprego e a Justiça do Trabalho, esse acervo contém dados sobre a fiscalização, judicialização e punição de formas degradantes de trabalho, tais como o trabalho análogo à escravidão, com destaque para o papel dos procuradores e dos Grupos Móveis de Fiscalização. É igualmente possível traçar o perfil social e profissional dos envolvidos nos inquéritos (trabalhadores e empregadores), bem como os diferentes tipos de denúncias, inventariando e analisando as condições em que as relações de trabalho se desenvolviam.

Essa atividade faz parte de um convênio assinado entre o Ministério Público do Trabalho da 15ª Região (Campinas) e a Unicamp, e do Projeto Temático “Entre a escravidão e o fardo da liberdade: os trabalhadores e as formas de exploração do trabalho em perspectiva histórica”, financiado pela FAPESP (processo n. 2013/21979-5), coordenado pelo Prof. Dr. Sidney Chalhoub. As cópias digitais serão depois depositadas no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL), sendo então facultadas à consulta pública.