Justiça do Trabalho e o Golpe de 1964 é tema de palestra no TRT-MG

Criado em: 15/05/2017 - 15:54 | Alterado em: 15/05/2017 - 16:55

O historiador e pesquisador do CECULT Fernando Teixeira da Silva fará a palestra "A Justiça do Trabalho no contexto do Golpe de 1964"  no Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), em Belo Horizonte, na sexta-feira (19/5).

Na palesta, Fernando Teixeira apresentará o livro Trabalhadores no Tribunal: Conflitos e Justiça do Trabalho em São Paulo no Contexto do Golpe de 1964, lançado pela editora Alameda, no qual analisa 500 decisões judiciais do Tribunal Regional do Trabalho 2ª Região, em São Paulo, e seus efeitos sobre o Golpe de 1964.

Com base em extensa documentação e análise comparativa com as experiências de diversos outros países, em particular Estados Unidos, Itália, Austrália e Alemanha, o historiador questiona as oposições simplificadoras entre modelos legislados (como o brasileiro) e sistemas contratualistas (como o anglo-saxônico). O autor traz à tona a enorme complexidade existente nas relações entre negociação direta com os empregadores, vasta legislação trabalhista, direito de greve e arbitragem compulsória dos conflitos por meio da Justiça do Trabalho.

O livro procura demonstrar que a criação de normas legais e novos direitos foi o resultado do encontro da pressão da classe trabalhadora com a participação cotidiana de sindicatos, trabalhadores e advogados nos embates que empreenderam no interior da Justiça do Trabalho.

A palestra será no auditório do edifício-sede do TRT-MG (avenida Getúlio Vargas, 225, 10º andar), das 14h às 16h.