“Leituras da Escravidão – os pesquisadores e suas fontes”: um documentário produzido pela UFPR

Criado em: 24/05/2014 - 18:30 | Alterado em: 26/05/2014 - 16:06
Leituras da Escravidão - UFPR

O projeto de extensão  Escravidão e formação do Estado Brasileiro nas fontes judiciais do Paraná (1822-1888): descrição de documentos e ampliação de instrumento de pesquisa, coordenado pela professora Joseli Mendonça do Departamento de História da Universidade Federal do Paraná, financiado pelo Programa de Bolsas de Extensão da mesma universidade, vem ampliando o acesso a informações sobre a escravidão na Comarca de Curitiba do século XIX. Estudantes do Curso de História e do Curso de Direito engajados no projeto trabalham no acervo do Arquivo Público do Paraná, descrevendo processos judiciais que envolvem escravos e disponibilizando as informações em uma base de consulta.

Com objetivo de divulgar o acervo junto a pesquisadores, professores e interessados no tema da escravidão, foi produzido, no âmbito do mesmo projeto de extensão, o documentário Leituras da Escravidão – os pesquisadores e suas fontes. Coordenado pelo professor Pedro Plaza, vice-coordenador do projeto, o documentário foi realizado por estudantes do Curso de Graduação História, Memória e Imagem, também da UFPR.  Além de divulgar o acervo e o tema, o documentário mostra estudantes de História fascinados com as descobertas feitas a partir das fontes.

Click aqui para assistir ao documentário.