LITERATURA, HUMOR E PUBLICIDADE NO NOVO LIVRO DE MARCELO BALABAN

Criado em: 09/05/2017 - 10:42 | Alterado em: 04/07/2017 - 15:55

Em meio aos conflitos e dilemas políticos, sociais e raciais que marcaram os anos iniciais do século XX no Rio de Janeiro, destaca-se o literato Manuel Bastos Tigre (1882-1957). Engenheiro de formação, Bastos Tigre foi um dos grandes personagens da Belle Époque carioca, destacando-se por sua atuação em prol da profissionalização da literatura.

A trajetória de Bastos Tigre, hoje praticamente esquecido do grande público, e os significados de sua obra são o tema do mais recente livro do historiador Marcelo Balaban, Estilo moderno: Humor, literatura e publicidade em Bastos Tigre. O livro é o segundo volume da coleção Históri@a Illustrada, publicada pelda Editora da Unicamp, sob coordenação do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (CECULT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Na obra, Balaban procura desvendar os significados da produção literária e das escolhas profissionais desse autor, relacionando-as ao tempo em que ele viveu e atuou. Uma das marcas da atuação de Bastos Tigre era sua abertura para o diálogo com o grande público, pautando-se pelo que era então identificado como “moderno”.

Nesse sentido, ele se destacou por sua atuação como autor de poemas humorísticos e peças teatrais, além de ter sido jornalista, militante da causa dos direitos autorais e pioneiro da publicidade no Brasil – responsável pela criação de slogans que se tornaram famosos internacionalmente, por exemplo, “Se é Bayer é bom”.

Bastos Tigre ajudou a criar instituições de classe voltadas para a defesa dos direitos dos escritores, além de ter se empenhado em dar feição literária à nascente publicidade. As polêmicas que provocou e o legado de sua trajetória profissional permitem refletir sobre a natureza e as fronteiras da literatura e sua indissociável relação com a história, analisa Balaban.

Estilo moderno, assim como os demais volumes da coleção Histori@ Illustrada, é publicado em formato digital, disponibilizando grande número de imagens e fonogramas, a fim de que os leitores tenham acesso direto aos documentos utilizados na análise.

Como todos os volumes da coleção, o livro é acompanhado por um que pode ser visto (ou baixado) gratuitamente. Para ver o vídeo Humor, Literatura e Publicidade, acesse este link.

Leia a reportagem "Livro revisita trajetória (e dilemas) de Bastos Tigre", do Jornal da Unicamp sobre o livro,

Ficha Técnica:
Editora: Editora da Unicamp
Título: Estilo moderno:Humor, literatura e publicidade em Bastos Tigre

Autor: Marcelo Balaban
ISBN: 9788526813816 (e-Pub 2) | 9788526813823 (e-Pub 3)
Ano: 2016
Por: R$ 14,00