Livro analisa o jogo do bicho e a vida pública urbana no Brasil do final do século XIX e início do XX

Criado em: 08/12/2014 - 17:49 | Alterado em: 08/12/2014 - 17:50

Publicado originalmente em inglês, o livro As leis da sorte, de Amy Chazkel, examina o jogo do bicho no Rio de Janeiro, desde sua criação na década de 1890 até meados do século XX. Funcionando entre o legal e o ilegal, a loteria envolvia diversos personagens e fez parte do comércio informal da cidade num período de reformas urbanas e grandes mudanças políticas e sociais. Ao examinar a “ilegalidade ambivalente” desse tipo de jogo, o livro discute o sistema judicial e policial que permeava a vida pública urbana no Brasil das primeiras décadas republicanas, lançando novas luzes sobre os significados da criminalização de práticas cotidianas populares nesse período.

Amy Chazkel é doutora em História pela Yale University e professora associada no Departamento de Históira do Queens College, City University of New York e no CUNY Graduate Center.

Veja mais informações sobre o livro, publicado pela Editora da Unicamp, aqui.