"Negro, livre e editor: a história do pioneiro Francisco de Paula Brito"

Criado em: 22/06/2017 - 15:31 | Alterado em: 22/06/2017 - 15:37

O livro Um Editor no Império - Francisco de Paula Brito (1809-1861), do historiador Rodrigo Camargo de Godoi, foi tema de reportagem de capa do caderno Prosa do jornal O Globo.

A matéria destaca a trajetória de Paula Brito, descendente de libertos que foi proprietário de uma das maiores tipografias do Império, bem como o processo de pesquisa para a construção a biografia.

O historiador relatou que aproximou de Paula Brito ao estudar, na sua dissertação de mestrado, as peças de teatro escritas pelo jovem Machado de Assis, publicadas pelo editor. Para reconstituir a biografia do editor o historiador viajou por três estados brasileiros em busca de documentos para remontar a árvore genealógica do editor, com o objetivo de compreender o que tornou possível que este homem fizesse aquilo que fez. Nesse sentido, Godoi destaca, na reportagem, que os familiares de Paula Brito foram, desde o século XVIII, se afastando do cativeiro, alfabetizando-se, tornando-se trabalhadores especializados e ascendendo socialmente. Uma trajetória que não foi incomum na primeira metade do século XIX.

Leia a reportagem na íntegra.
.