Prêmio da Northwestern University é conferido a Marcos Leitão de Almeida

Criado em: 11/06/2021 - 16:06 | Alterado em: 14/06/2021 - 15:43

O deptartamento de História da Northwestern University conferiu, por unanimidade, o "Harold Perkin Prize" a Marcos Leitão de Almeida, pesquisador colaborador no Departamento de História da Unicamp e no CECULT.

O  prêmo é conferido a melhor tese de doutorado defendida no depto de História da Northwestern durante o ano. O comitê saudou Almeida por sua habilidade em lidar com a questão da escravidão como um fenômeno antigo da África Central, um processo em formação muitos séculos antes da intrusão dos europeus e que influenciou, ao mesmo tempo em que foi influenciado, o tráfico global de pessoas durante o início período moderno. O comitê considera sua tese Speaking of Slavery: Slaving Strategies and Moral Imaginations in the Lower Congo (Early Times to the Late 19th Century) uma síntese excepcional de metodologia e de pesquisa original.

Imagem: peça guardada por um Mfumu em Mbanza Kongo, datada do final do século XIX