Zoológicos humanos. Gente em exibição na era do imperialismo

Criado em: 01/12/2020 - 15:18 | Alterado em: 23/12/2020 - 16:33

Lançado no dia 09 de dezembro, o livro Zoológicos humanos: Gente em exibição na era do imperialismo, de Sandra Koutsoukos, é o novo título da coleção Históri@ Illustrada, publicada pela Editora da Unicamp.

Zoológicos Humanos trata da exibição de pessoas em museus, circos, zoológicos, feiras e instituições científicas nos Estados Unidos, na Europa e no Brasil a partir de meados do século XIX. Apresentadas como “aberrações” ou seres “primitivos”, despertavam grande curiosidade e serviam de entretenimento e objeto de estudos. Essas exposições ajudavam a dar crédito à noção de inferioridade racial, ensinavam ao público que o racismo era "científico" e difundiam sentimentos de superioridade branca e ocidental, justificando e desculpando o crescente imperialismo. A autora analisa o material audiovisual produzido nesse contexto, buscando resgatar a história das pessoas exibidas e o modo como puderam viver e sobreviver nessas circunstâncias. O livro é composto por um prólogo, cinco capítulos e um epílogo, contém 225 imagens, 2 fonogramas e 18 vídeos, e pode ser adquirido no formato impresso ou digital. 

Serviço: 
O livro está disponível em versão impressa (R$45,00) e digital (R$14,00), podendo ser adquirido no site Editora da Unicamp ou nas livrarias digitais (Amazon, Apple Books e Kobo). 

 

Vídeo: