Acaba de ser lançado, pela editora Hucitec, o livro Comércio, política e trabalho nos sertões de Angola: sertanejos e centro-africanos nas páginas de António da Silva Porto (1841-1869), de Ivan Sicca Gonçalves. Originalmente uma dissertação de mestrado, defendida em 2021 no Programa de Pós-Graduação em História da UNICAMP, sob orientação da professora Lucilene Reginaldo, a publicação resulta do Prêmio "Dissertação e Tese" promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE), 2020-2022 (4a. edição).
Na palavras de Lucilene Reginaldo:
"A atenção ao par conceitual local-global é um dos debates centrais da moderna historiografia africana. E é certo que pesquisas notáveis sobre as dinâmicas locais têm redimensionado o estudo das relações da África com outras regiões do mundo, demonstrando que as histórias dedicadas aos contextos e às escalas reduzidas podem ser o suporte do equilíbrio entre a abstração e o detalhe. Este livro, que aborda as dinâmicas do comércio sertanejo no interior de Angola, é tributário destes debates. E precisamente da atenção aos detalhes advém suas contribuições para o estudo do tema. Do escrutínio inédito — literalmente dia a dia — dos relatos do comerciante António Francisco Ferreira da Silva Porto, escritos entre as décadas de 1840 e 1860, emergem as relações cotidianas nas caravanas comerciais. E nestas, os sertanejos — mais africanizados na composição e nos costumes do que fez acreditar certa historiografia colonial — os trabalhadores e as autoridades centro-africanas surgem como agentes dos processos de formação, consolidação e transformação do chamado comércio lícito na África Central."
Serviço:
Título: Comércio, política e trabalho nos sertões de Angola: sertanejos e centro-africanos nas páginas de António da Silva Porto (1841-1869)
Autor: Ivan Sicca Gonçalves
Editora: Hucitec
Preço: R$79,00 (compras no site da editora até o dia 10/11/2024 têm 50% de desconto)