Descolonização, independência e pós-independência em Moçambique

Criado em: 17/03/2020 - 10:26 | Alterado em: 20/03/2020 - 11:17

A exposição “Moçambique: independência e nação no AEL” aproveita o importante acervo sobre a história africana contemporânea existente no Arquivo Edgard Leuenroth (AEL) para tratar do processo de descolonização em Moçambique e do período pós-independência nesse país.

Dividida em oito tópicos, a mostra é composta por imagens e documentos históricos, alguns inéditos, como cartas trocadas entre o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e a Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), ou os registros sobre a produção, exibição e circulação do filme “25”, de José Celso Martinez Corrêa e Celso Luccas, ambos do Teatro Oficina. E é acompanhada por uma playlist “História da África no AEL”, disponível no aplicativo Spotfy com exemplos da música contemporânea de São Tomé, Cabo-Verde, Guiné, Angola e Moçambique. A playlist foi elaborada por Alexandre Reis (doutorando em História-UFF), Amanda Palomo Alves (doutora em História-UFF), Matheus Serva Pereira (ICS-ULisboa) e Mateus Berger Kuschick (doutor em etnomusicologia- Unicamp).

Uma versão física da exposição circulou entre março e setembro de 2019 no AEL e na Biblioteca Octávio Ianni (IFCH-Unicamp). A pesquisa e a exposição contaram com financiamento da Fapesp, como parte do Projeto Temático “Entre a escravidão e o Fardo da Liberdade”, e da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Faepex-Unicamp). A equipe foi coordenada pela professora Lucilene Reginaldo, liderada pelo pós-doutorando Matheus Serva Pereira e contou com a participação de Castorina Augusta Madureira de Camargo, Flávia Renata Peral, Guilherme Silva, Jéssica Cristina Rosa, Maria Dutra de Lima, Marina Rebelo e Talita Favrin de Souza.

Agora, a exposição ganha uma versão virtual, com um total de 49 imagens e documentos. Essa versão oferece ainda dois planos de aula para auxiliar professoras e professores de História do ensino fundamental e médio, intitulados: “Nacionalismo(s) no plural: a construção da nação em contextos africanos” e “Mulheres na luta por Independência”.

Veja! Divulgue! Compartilhe!

Confira abaixo algumas imagens que fazem parte da exposição: