Disponível novo recurso eletrônico de pesquisa sobre tráfico ilegal de escravos e africanos livres

Criado em: 12/10/2015 - 23:14

Durante boa parte do século XIX, a Inglaterra atuou no mundo atlântico na repressão ao tráfico de escravos por meio das chamadas Comissões Mistas. As autoridades inglesas patrulhavam os mares em parceria com a marinha de diversos países, territórios e colônias das Américas, em busca de navios que realizavam o comércio ilegal de escravos africanos. Com sede em localidades como Cuba, Brasil e Serra Leoa, esses órgãos produziram enorme quantidade de documentos sobre o tráfico ilegal e os africanos nele apreendidos. Agora, os pesquisadores que utilizam esta essa documentação possuem um recurso eletrônico dedicado a tais fontes. Desenvolvido pelo Prof. Dr. Henry Lovejoy (UCLA) e com participação de diversos pesquisadores, entre eles Suzanne Schwarz (University of Worcester), Daryle Williams (University of Maryland), David Eltis (Emory University), Richard Anderson (York University) e Daniela Cavalheiro (Unicamp), a base de dados disponível em http://liberatedafricans.org/ reúne importantes fontes, gráficos, tabelas, imagens e mapas que auxiliam a análise dessa categoria de pessoas.

A Comissão Mista Brasil-Inglaterra, com sede no Rio de Janeiro e em Serra Leoa, produziu documentação sobre cerca de 11 mil africanos livres (número que ainda pode aumentar com o surgimento de novas pesquisas). Na base de dados, parte dessa documentação relativa ao Rio de Janeiro é explorada por Daniela Cavalheiro (doutoranda do Cecult na linha de História Social da Cultura, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Pirola). Ainda em construção, a seção do site que trata do Brasil pode ser encontrada em http://liberatedafricans.org/rio_de_janeiro/abmc.html. A pesquisa que faz parte do site é resultado de sua dissertação de mestrado, defendida em 2015 no Programa de Pós Graduação em História da UFRRJ, sob orientação da Prof. Dra. Fabiane Popinigis e co-orientação do Prof. Dr. Nielson Bezerra. Em sua dissertação, Daniela Cavalheiro explorou as formas de vida e trabalho dos africanos livres no Rio de Janeiro, abordando o tema a partir de um olhar baseado em quatro importantes momentos na trajetória dos africanos livres: a captura na África, a travessia e o recebimento do status de africano livre, o trabalho tutelado e a emancipação.