Escritos de Liberdade, novo título lançado pela coleção Várias Histórias do Cecult

Criado em: 07/05/2019 - 10:33 | Alterado em: 07/05/2019 - 10:45

O Cecult está lançando o livro Escritos de Liberdade: Literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista, de Ana Flávia Magalhães Pinto. Trata-se do 46º título da coleção Várias Histórias, da Editora da Unicamp.

Luiz Gama, Machado de Assis, José do Patrocínio e mais um grande número de gente livre “de cor” buscaram conquistar e manter espaços no debate público sobre os rumos do país, bem como atuaram na defesa da cidadania de pessoas negras livres, libertas e escravizadas. Indo de encontro às cotidianas práticas de “preconceito de cor” e “ódio de raça”, fizeram da atuação em jornais um meio estratégico para a criação de formas de resistência, de confronto, mas também de diálogo.
Este livro apresenta um estudo detalhado sobre as articulações diretas e indiretas realizadas por homens negros, livres e letrados atuantes no cenário político-cultural das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX.

Ana Flávia Magalhães Pinto é pós-doutora em História pela Unicamp e professora do Departamento de História da UnB. É autora de Imprensa negra no Brasil oitocentista (Selo Negro, 2010) e organizadora, junto com Sidney Chalhoub, da coletânea Pensadores negros – Pensadoras negras: Brasil, séculos XIX e XX (EDUFRB e Fino Traço, 2016), entre outras publicações.

Confira a matéria do Jornal da Unicamp sobre o livro.

Acesse também o vídeo de lançamento do livro no Canal CECULT IFCH do YouTube

Editora da Unicamp
Escritos de Liberdade. Literatos negros, racismo e cidadania no Brasil oitocentista
Autor: Ana Flávia Magalhães Pinto
ISBN: 978-85-268-1479-0
Edição: 1ª
Ano: 2018
Páginas: 376
Dimensões: 14x21
R$ 50,00