Guerra contra Palmares. O manuscrito de 1678.

Criado em: 13/05/2021 - 13:54 | Alterado em: 11/06/2021 - 15:57
Guerra

Guerra contra Palmares: o manuscrito de 1678, organizado pela historiadora Silvia Hunold Lara e pelo filólogo Phablo Roberto Marchis Fachin, é o próximo lançamento da Chão Editora, previsto para junho.

Apesar da importância dos Palmares, os documentos sobre sua história ainda são pouco estudados. A principal fonte utilizada pelos historiadores é um texto conhecido como “Relação das guerras feitas aos Palmares de Pernambuco”. Em 1859, uma versão impressa desse documento foi publicada, sem informação sobre sua autoria, data de produção ou localização do original. E poucos se interessaram em saber mais.

Guerra contra Palmares: o manuscrito de 1678 é o resultado de anos de pesquisa de Silvia e Phablo, e traz a transcrição das duas versões seiscentistas desse texto: a da Biblioteca de Évora e a do Arquivo da Torre do Tombo, esta última localizada por Silvia apenas em 2009, o que permitiu corrigir erros e lacunas da publicação de 1859.
Unindo filologia e história, o livro analisa o contexto em que o documento foi escrito, fundamenta a atribuição de sua autoria ao padre Antônio da Silva, e discute como esse texto foi lido e interpretado pelos historiadores nos séculos XIX e XX. O livro contém ainda 14 documentos inéditos que oferecem uma narrativa alternativa dos acontecimentos retratados.
 

O livro encontra-se em pré-venda na Amazon e começa a ser enviado a partir do dia 18 de junho.