Imprensa Negra Paulista - exposição na Biblioteca do IFCH

Criado em: 29/09/2016 - 15:12 | Alterado em: 29/09/2016 - 15:14

Imprensa negra paulista

A exposição itinerante "Imprensa Negra Paulista" chega à Biblioteca Octávio Ianni (IFCH - UNICAMP) depois de permanecer em cartaz na Casa de Dona Yayá – CPC-USP, no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus da Unifesp em Santos e na Reitoria da Unifesp em São Paulo. A mostra é composta por 18 painéis fotográficos que contam um pouco da história da imprensa negra no estado de São Paulo e marca o recente lançamento do “Portal USP da Imprensa Negra Paulista”.

Segundo uma das organizadoras, Profa. Dra. Ana Barone (FAU-USP), o objetivo desse trabalho é colocar em destaque a questão do espaço urbano no Brasil sob a perspectiva das relações raciais. “Olhar para o objeto urbano a partir da questão racial traz uma leitura que permite criar novos significados para o debate sobre a produção e apropriação do espaço urbano no Brasil, a segregação e a cidadania, colocando esses problemas em um novo prisma e pressupondo novos recortes, periodizações, orientações metodológicas e epistemológicas”, diz ela. Além dos painéis, haverá a exposição de algumas obras sobre a imprensa negra paulista disponível no acervo da biblioteca do IFCH.

A abertura da exposição será no dia da 03/10, às 16h, e contará com uma apresentação os docentes Ana Flávia Magalhães Pinto (Depto. História) e Mário Augusto Medeiros da Silva (Depto. Sociologia), ambos membros do Cecult. O professor Mário Medeiros foi o responsável pela vinda da exposição ao IFCH.

A exposição permanecerá no sagão da Biblioteca até o dia 3 de fevereiro de 2017, aberta à visitação de segunda a sexta, das 9h às 22h.