Oficina SlaveVoyages para professores

Criado em: 20/04/2023 - 16:29 | Alterado em: 27/04/2023 - 16:37

O objetivo da Oficina SlaveVoyages é oferecer aos professores do ensino fundamental e médio das escolas brasileiras instrumentos para desenvolver atividades para o ensino de história do comércio de escravizados a partir dos materiais disponíveis no sítio slavevoyages.org. As atividades serão coordenadas por. Daniel B. Domingues da Silva, Professor Associado de História da Universidade Rice, em Houston, Texas, Estados Unidos da América, onde atualmente está hospedado o sítio slavevoyages.org. Daniel Domingues tem cerca de 23 anos de experiência no projeto que levou à criação deste importante sítio eletrônico. Durante a oficina, ele vai oferecer uma breve introdução aos materiais disponíveis, moderar discussões entre os participantes, e responder questões que ajudem no desenvolvimento das lições. Alguns exemplos de tópicos a serem explorados na oficina incluem a evolução do comércio ao longo do tempo, a distribuição geográfica dos escravizados transportados e a experiência a bordo das embarcações.

Juntamente com a realização da oficina, o projeto Slave Voyage e o Cecult-UNICAMP (Centro de Pesquisa em História Social da Cultura da UNICAMP) irão lançar um edital de concurso para selecionar os melhores planos didáticos produzidos a partir do sítio slavevoyages.org. O plano deve ser adequado às normas e orientações curriculares prevalentes no Brasil e/ou nos currículos estaduais. Professores do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisadores do SlaveVoyages farão uma seleção dos planos didáticos mais bem desenvolvidos. As propostas selecionadas serão posteriormente disponibilizadas, com a permissão de seus autores, no site slavevoyages.org para utilização em escolas do Brasil e outros países de língua portuguesa. A autoria dos planos disponibilizados será devidamente atribuída aos seus autores no sítio slavevoyages.org. Além disso, os proponentes dos melhores planos receberão uma premiação em livros. Em breve será possível conferir as regras e o cronograma do concurso no edital "Concurso Slave Voyage e CECULT-UNICAMP de melhores planos didáticos".

Independentemente da seleção, um certificado de participação será emitido pelo Mestrado Profissional em Ensino de História (Profhistoria) da UNICAMP a todos os participantes registrados na oficina.

A oficina será ministrada em português com transmissão no canal do YOUTUBE do IFCH - UNICAMP, sendo possível a participação presencial ou online.

29 de abril de 2023, sábado
Das 9h às 11h

Local: Auditório I - Fausto Castilho do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Rua Cora Coralina, 100. Cidade Universitária Zeferino Vaz. Distrito de Barão Geraldo, Campinas, SP - Brasil, 13083-896. Contato: cecult@unicamp.br
Transmissão no Canal do IFCH - Unicamp no Youtube

Para participar compareça ao local do evento presencialmente, ou acesse o canal do IFCH - Unicamp no Youtube no dia e horário agendados. No dia do evento será disponibilizado um formulário de inscrição/lista de presença.

Organização: Daniel B. Domingues da Silva; Lucilene Reginaldo e Ricardo Figueiredo Pirola
Promoção: Cecult - IFCH - Unicamp
Apoio: PROEX - História/CAPES/Unicamp